Blog com noticias de Jequié e região mas também postaremos noticias de tudo que achamos importantes siga nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece em jequié e região
sexta-feira, 24 de abril de 2020
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM JEQUIÉ24/04/2020
Entrega dos Kits Emergenciais - 2° ETAPA*
“Salários de março de REDAs deverão ser quitados dia 30”, revela secretário da Fazenda de Jequié
A relação entre servidores efetivos, inativos, temporários e terceirizados que prestam serviços à Prefeitura de Jequié, permanece distanciada mês a mês. Um dos pivôs da situação tem sido a não quitação dos salários até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado. A explicação repetida pelo secretário da Fazenda, Verivaldo Santana, para justificar uma situação que se arrasta em quase todo curso da gestão, é do município não conseguir formar um fluxo de receita, em especial com as cotas do FPM e ICMs, suficiente para pagar as folhas de pessoal, antes do 10º dia do mês. Nesse mês de abril foram quitados os salários da folha de efetivos da Educação e Saúde, fora do que estabelece a legislação de trabalho. Aposentados e pensionistas receberam nesse início de semana.
As queixas em relação a quitação dos salários de março acentuam-se no momento entre os trabalhadores temporários via REDA que foram demitidos e retirados da folha de abril, com a justificativa das escolas estarem com as aulas suspensas. Os temporários reclamam de terem sido retirados da folha de abril, ainda sem o recebimento do salário de março e da segunda parcela do 13º salário de 2020 (percentual médio de 60%), além dos dias trabalhados de abril. A perspectiva do setor de finanças municipal, é de que esse pessoal receba os salários de março até o próximo dia 30, juntamente com um mês devido ao grupo de estagiários e parte dos que ocupam cargos comissionados. Sem nenhuma previsão otimista e com a alegada queda de receitas em face ao impacto do novo coronavírus, a tendência é que essa instabilidade na quitação da folha de pessoal perdure pelos próximos meses ampliando ainda mais o distanciamento da gestão com os funcionários municipais.
Câmara de Jequié veta a livre utilização pela Prefeitura de verba aprovada para combate ao Covid-19

LAVINSKY FALA EM ABERTURA DE INQUÉRITO POLICIAL PARA INVESTIGAR ACUSADOS DE DESCUMPRIR ISOLAMENTO DOMICILIAR
Secretário Vitor Lavisnky faz blitz no comércio de Jequié. (Imagem: Souza Andrade)
Quem está em isolamento domiciliar, com suspeita de contágio por coronavírus, por exames, deve permanecer em casa, sem manter contatos externos. O alerta é do secretário de Saúde do município de Jequié. Vitor Lavinsky cita que, quando o atendimento é feito pela equipe de saúde, o paciente assina um Termo de Responsabilidade em que se compromete obedecer às determinações impostas pelas autoridades de saúde.
Em Jequié, segundo o secretário, a Prefeitura tem recebido queixas relacionadas a pessoas que continuam circulando livremente pelas ruas mesmo com o monitorado por parte da Prefeitura. Lavinsky espera contar a colaboração dos suspeitos até porque, tal prática é caracterizada como crime contra a saúde pública. “Identificamos alguns casos e fizemos o devido encaminhamento para abertura de inquérito junto a Polícia Civil”, comenta em diálogo levado ao ar na Jequié FM 89,7 na manhã desta sexta-feira (24abril20).
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM JEQUIÉ 23/04/2020
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais e estaduais, vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde relativo às estratégias de enfrentamento do Covid-19, reafirmando a importância de todas as medidas preventivas que já vêm sendo executadas, no âmbito do município.
quinta-feira, 23 de abril de 2020
Paciente de Itagibá com coronavírus foi recusada por dois hospitais; HGI e Prado Valadares

Rui discute ações de combate à Covid-19 com 12 prefeitos de três territórios de identidade
O governador Rui Costa (PT) se reuniu, por videoconferência, no fim da tarde desta quarta-feira (22), com prefeitos de 12 cidades baianas para discutir atualizações relacionadas às medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus na Bahia. O debate sobre as ações levou em consideração o cenário encontrado em cada um dos municípios e nos territórios nos quais estão inseridos - Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul.
Participaram do diálogo os prefeitos de Aiquara, Barra do Rocha, Cravolândia, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itabibá, Jaguaquara, Jequié e Ubatã. Os gestores municipais citou as ações que estão sendo executadas e as dificuldades que vêm se apresentando ao longo da batalha contra a doença.
Durante a reunião foram discutidos temas como a utilização de máscaras, a aquisição de outros equipamentos de proteção individual, a abertura total ou parcial do comércio, pedidos de testes rápidos e a utilização de estruturas geridas pelas prefeituras como centros de triagem ou unidades regionais de referência para o tratamento de casos graves no interior. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a subsecretária da pasta, Tereza Paim, e o secretário-executivo do Consórcio do Nordeste, Carlos Gabas, também participaram da videoconferência.
quarta-feira, 22 de abril de 2020
PRF orienta que condutores usem a BR-330 no período da noite só em casos emergenciais

A Polícia Rodoviária Federal emitiu uma nota no final da tarde dessa terça-feira (21), orientando os condutores para terem atenção redobrada no trecho da BR-330, entre Jitaúna e Jequié, localidade que tem registrado incidências de deslizamentos de encostas e quedas de árvores nos últimos dias. A PRF também aconselhou que os condutores utilizem a rodovia à noite “apenas em casos emergenciais, que não podem ser protelados”. O tráfego no trecho da BR-330 está liberado, mas devido a alta probabilidade de chuva nos próximos dias, há riscos de novos deslizamentos.
Piscina com água de chuva preocupa moradores vizinhos no centro de Jequié
Petrobrás reduz preço da gasolina, mas em Jequié não
terça-feira, 21 de abril de 2020
Enfermeira com a Covid-19 em Jequié é vitima de preconceito
A enfermeira e pedagoga, Amanda Schultz, 36 anos é uma das vítimas da Covid-19 em Jequié. Em entrevista na manhã desta terça-feira (21), ao programa Jequié Urgente da Rádio 93 FM, ela relatou o drama enfrentado para vencer o novo coronavírus.
Segundo Schultz, ela teria sido infectada pelo vírus no trabalho, “comecei a sentir os sintomas no último domingo dia 12, iniciou com uma forte dor de cabeça, cansaço, febre, e até então não tinha preocupado, achei que era algo normal, já na segunda-feira, os sintomas pioraram, fui para um hospital e fiquei em observação, ou seja, isolamento onde fiz tomografia, quando fui informada que estava tudo ok. Mas de lá para cá, só tenho piorado, perdi, meu paladar, olfato, não sinto cheiro e gosto das coisas.
Amanda demonstrou tristeza com a forma que as pessoas vêm tratando o problema: “O que tem me machucado é o preconceito das pessoas, dizendo que infectei toda a minha família, o que não é verdade, isso tem deixado há mesma muito triste, desde o dia dos primeiros sintomas estou em isolamento social, dentro do meu quarto, onde recebo a alimentação e todos os objetos sem contato com os familiares”. Estou há 12 dias com este sintoma e até o momento ninguém da minha família e colegas apresentaram sintomas.
Amanda Shutz salientou a importância do uso da máscara para evitar o contágio: “A máscara e a higienização das mãos é fundamental antes e depois de tocar um material”, mas o vírus é invisível e é passado por gotículas e por contato (através de fômites contaminados e contato indireto), por isso é necessário o uso de precauções para esse tipo de transmissão, que incluem a higienização das mãos e o uso de equipamentos de proteção individual, e finalizou com um depoimento emocionante:
Eu estou aqui em isolamento total, não tenho interesse algum de infectar ninguém, é muito ruim você ficar distante da sua família, abraçar sua mãe e sua filha… (choro), não façam isso, espalhando que contaminei minha família, isso está nos machucando.
segunda-feira, 20 de abril de 2020
Urgente na região: Jequié registra 7 novos casos de coronavírus
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, informa, neste domingo, 19, a ocorrência de mais sete casos positivos de Covid-19, no município, sendo três homens (de 9; 32; e de 58 anos) e quatro mulheres (de 25; de 31; 37; e de 44 anos). Todos tiveram seus materiais coletados na sexta feira, 17, e receberam o resultado enviados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador. Foram mais 7 casos somente neste domingo, e um total de 19 casos positivos de Covid-19 na cidade, desde o começo da pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os casos deste domingo foram originados pelo contato com uma das profissionais de saúde que testou positivo nos últimos dias. Como todos apresentaram sintomas leves da doença, não foram encaminhadas para a internação hospitalar, permanecendo em isolamento domiciliar desde que surgiu a suspeita devido ao contato, conforme protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e os que estão em isolamento domiciliar, assim como vem mapeando os casos confirmados, para que qualquer indivíduo que teve contato com pessoas contaminadas sejam acompanhadas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Assistência à Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas, sobretudo ao público jovem, que evitem aglomerações, mesmo entre amigos e conhecidos que, nos últimos dias, têm se reunido nas próprias residências para acompanhar a transmissão de shows via internet. Esse tipo de encontro também é um canal de disseminação do vírus entre a população, por conta da existência de casos assintomáticos da doença.
A pessoa que tiver dúvida sobre a doença ou apresentar os sintomas do coronavírus, devem acionar o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866 2779 ou (73) 98866 2164.
BR 330 continua oferecendo riscos aos motoristas, durante o final de semana a terra voltou a ceder

domingo, 19 de abril de 2020
Novo decreto torna obrigatório uso de máscara com multa que vai de 100 reais até 50 mil reais; comércio fecha por 7 dias.

Tosse seca de Bolsonaro preocupa manifestantes em Brasília; assista
Neste domingo, 19 de abril, Bolsonaro contrariou toda s as recomendações da OMS e fez um discurso durante uma manifestação a seu favor, pedindo o fim do isolamento social.

Logo uma grande aglomeração se formou, mas o que chamou atenção de todos foi que em meio ao seu discurso, o Presidente teve uma crise de tosse e quase perdeu o folego.

Várias vezes durante o seu discurso, Jair Bolsonaro precisou interromper seu discurso, ele precisava se recompor para não ficar tossindo o tempo todo, era visitável que estava a tosse estava incomodando muito.
Decreto Municipal institui novas medidas para funcionamento de atividades comerciais e de serviços em Jequié
SECOM - Secretaria de Comunicação - domingo, 19 de abril, 2020
De acordo com o Decreto Municipal Nº – 20.427, fica instituída a obrigatoriedade de uso de máscaras por todos as pessoas que, porventura, tenham a real necessidade de sair de casa e o cidadão que infringir esta norma estará sujeito, individualmente, a todas as punições previstas neste Decreto. Será obrigatório o uso de máscaras nas vias públicas e estabelecimentos privados; ficam proibidas de funcionar feiras livres, inclusive o Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG).
Diversos estabelecimentos terão funcionamento permitido, sem restrições de dias ou horários, observadas as diretrizes de segurança epidemiológica do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Secretaria Municipal de Saúde, além das diretrizes gerais de funcionamento presentes nos artigos deste Decreto.
Confira a íntegra do Decreto Municipal Nº – 20.427 no link a seguir:
DECRETO 20.427, DE 20 DE ABRIL DE 2020
-
Motociclistas que representam os motoclubes de Jequié se uniram em uma corrente do bem para ajudar os caminhoneiros que trafegam...
-
A Industria de Calçados Ramarim do Nordeste em Jequié não divulgou nenhuma nota, até a manhã de quarta-feira (08.04.)sobre a pos...
-
A enfermeira e pedagoga, Amanda Schultz, 36 anos é uma das vítimas da Covid-19 em Jequié. Em entrevista na manhã desta terça-feira (21), ao ...