//ofgogoatan.com/afu.php?zoneid=3226030 JEQUIÉ NOTÍCIAS JN : 2020-04-12

Páginas

sábado, 18 de abril de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM JEQUIÉ18/04/2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM JEQUIÉ

18/04/2020

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais e estaduais, vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde relativo às estratégias de enfrentamento do Covid-19, reafirmando a importância de todas as medidas preventivas que já vêm sendo executadas, no âmbito do município. 

Estes são os dados atualizados, até às 19h deste sábado, 18, referentes ao Boletim Epidemiógolico do Coronavírus em Jequié

- 103 casos suspeitos (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal e foram notificados para Covid-19);

- 12 caso confirmados (pessoas que testaram positivo para Covid-19), destes 2 casos foi recuperados;

- 61 casos descartados (pessoas que testaram negativo para Covid-19;

- 10 casos aguardando resultado (pessoas que realizaram o exame e aguardam o resultado);

- 20 casos aguardando coleta (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal, foram notificadas para Covid-19, e aguardam coleta);

- 194 casos em quarentena (pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios/contatos com casos suspeitos e confirmados de covid-19/casos confirmados de covid-19).

- O teste de um homem de 96 anos deu negativo para Covid-19, descartando ser este o motivo do falecimento do paciente que estava internado no centro de triagem instalado no Hospital São Vicente.

A pessoa que tiver dúvida sobre a doença ou apresentar os sintomas do coronavírus, devem acionar o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866 2779 3 (73) 98866 2164.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Prefeitura entregará kits emergenciais para alunos da rede Municipal de ensino


Desde o começo da pandemia de coronavírus que, de forma preventiva e procurando garantir a saúde da população, evitando a contaminação pelo vírus, principalmente dos que estão na faixa etária escolar, que a Prefeitura de Jequié suspendeu as atividades escolares do sistema municipal de ensino. Como parte das ações de enfrentamento ao Covid-19, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), vai distribuir kits emergenciais para os alunos das escolas municipais. A distribuição terá início nesta segunda-feira, dia 20, e será feita em duas etapas, atendendo neste primeiro momento a 100% dos alunos das creches municipais e 100% dos alunos das escolas de tempo integral, independente dos pais serem beneficiados pela ajuda emergencial do governo federal.

Serão distribuídas cerca de dois mil kits emergenciais, somente nesta primeira etapa, contendo: dois quilos de açúcar, dois quilos de arroz, um quilo de feijão, um pacote de leite em pó, um litro de óleo de soja, vinagre, um pacote de café, dois quilos de farinha de mandioca, um quilo de sal, dois pacotes de biscoito, um pacote de fubá de milho, uma lata de extrato de tomate, um pacote de macarrão, um pacote de proteína de soja e um pacote de milho mungunzá.

Uma segunda etapa deverá contemplar aproximadamente mais dois mil alunos, ainda com critérios a serem elaborados pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e pela administração municipal, assim como determina a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

MULHER É ESPANCADA E TEM SEU CABELO CORTADO DE FACA EM SALVADOR

Veja o video 


Jequié registra 12º caso confirmado de Coronavírus e funcionamento do comércio é tema de debate



(Três novos casos foram confirmados na noite de hoje)
Representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Associação Comercial e Industrial – ACIJ, Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, órgãos de segurança e outras entidades participaram na noite desta sexta-feira (17) na sede da ACIJ de reunião para debater o funcionamento do comércio de Jequié.
O encontro serviu para analisar o andamento das atividades e o cumprimento do decreto que autorizou o funcionamento de diversos setores como: Supermercados, Hipermercados e mercadinhos; Padarias e Delicatessens; Farmácias, Farmácias de Manipulação e Drogarias; – Postos de Combustível; Lojas de Insumos médicos e hospitalares; Bancos e Lotéricas; Funerárias e Velatórios; Hotéis, Pousadas e Pensões; Hospitais e Clínicas em geral. Bares em atendimento exclusivamente via delivery; Restaurantes, Quiosques, Lanchonetes e Trailers; Transporte Coletivo Municipal; Salões de Beleza, Barbearias e congêneres e outros.
Um dos grandes desafios apontados pelo prefeito Sérgio da Gameleira é o crescimento de casos da doença no município, que registrou hoje, 12 casos confirmados, destes 2 estão curados. É por isso que municípios pequenos estão preocupados com o cenário que podem enfrentar nas próximas semanas com a disseminação do coronavírus pelo país. Somente 15% das cidades da Bahia possuem mais de dois respiradores, e 55% delas não possuem nem mesmo um equipamento.
O Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Rafael de Castro Matias e Juliana Rocha Sampaio, solicitaram à Justiça que obrigue o Município de Jequié a revogar o Decreto nº 20.402, de 8 de abril, que autoriza o funcionamento de atividades tidas como não essenciais na cidade. Na Ação Civil Pública (ACP), os promotores pedem que a Justiça determine o fechamento dos estabelecimentos e a suspensão de todas as atividades não essenciais, enquanto persistir a necessidade de medidas restritivas.
O prefeito Sérgio da Gameleira deverá publicar novo decreto neste sábado às 18h, com mudanças.

Fundação Leur Brito tem grupo de pessoas de risco.

    Fundação Leur Brito continua precisando de ajudas da população. (Foto Agência AM).

Os mais de 70 internos da Fundação Leur Brito (Abrigo dos Velhos) em Jequié estão precisando de muita ajuda por parte de todos. Instituição filantrópica que funciona a mais de 70 anos no municipio de Jequié abriga pessoas da boa idade alguns que são deixados no abrigo pelas próprias famílias que no passar do tempo deixam até de dar ajudas para alimentação, medicamentos, higiene e outros…A irmã Conceição hoje responsável pela administração da fundação não falou sobre o assunto mas todos sabem que é sempre assim as pessoas mais velhas parece não ter importância, são abandonadas jogando a responsabilidade para a entidade. Agora como manter as despesas que não são poucas dos internos (75), funcionários, as irmãs, energia elétrica, água, limpeza da área. Os convênios não são suficientes e sempre atrasam os repasses dois, três e até quatro meses trazendo dificuldades para a Fundação Leur Brito. Com a COVID 19 nenhum caso foi registrado no grupo de risco, mas com a proibição das visitas aos internos muitas pessoas deixaram de fazer as doações, o que vem trazendo sérias dificuldades. Fica então o apelo para as pessoas voltarem a fazer as doações de: alimentos, material de higiene para limpeza da instituição.

Fonte : 
By  in 

Teste em massa não quer dizer testar toda população, diz novo ministro da Saúde

Jair Bolsonaro e Nelson Teich
 
  

Eduardo Lucizano, do UOL

O Brasil se aproxima da marca de 2 mil mortos por causa do novo coronavírus. Na última quinta, o país teve a divulgação de 188 óbitos nas últimas 24 horas e chegou ao total de 1.924. É este o cenário que Nelson Teich, novo ministro da Saúde, encontra ao substituir Luiz Henrique Mandetta, demitido por Jair Bolsonaro (sem partido).

Em entrevista ao SBT, Teich falou sobre suas ideias no combate à covid-19. "O teste em massa não quer dizer que você vai testar todo mundo. Porque, se a gente fala da Coreia do Sul, por exemplo, que fez testes, ela testou menos que a Itália", disse.

Sobre o uso da cloroquina, Teich diz que "ela faz parte dos medicamentos que podem ser eficazes" e que "o ideal é que o uso seja feito de forma estruturada, dentro de um programa de pesquisa".

A saída de Mandetta do cargo já era esperada por conta dos diversos conflitos com Bolsonaro. Segundo matéria da Folha, a demissão foi bem recebida entre empresários, que viam discursos diferentes e falta de sintonia entre os dois.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Dois corpos são encontrados em divisa dos municípios de Ipiaú e Barra do Rocha

Foto: Giro Ipiaú

Populares encontraram no início da manhã dessa quinta-feira (16) dois corpos às margens de uma estrada vicinal nas imediações da Estação de Tratamento de Esgoto da Embasa, na divisa entre os municípios de Ipiaú e Barra do Rocha. As vítimas, um homem com idade superior a 40 anos e o outro aparentemente jovem, não tinham sido identificadas até a postagem dessa matéria. Os dois corpos apresentam marcas de tiros, um deles estava com as mãos amarradas.

Foto: Giro Ipiaú

A suspeita é que os dois homens tenham sido executados em outra localidade. Próximo aos corpos foram encontradas pistas que sugerem que os eles foram desovados no local. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié já foi acionado para realizar a perícia. A motivação e autoria do duplo homicídio serão investigados pela Polícia Civil. 

Fonte :  Giro Ipiaú


Prefeitura de Jequié publica decreto para contenção de despesas, custeios e investimentos


A Prefeitura de Jequié publicou, no Diário Oficial do município, nesta quarta-feira, 15, o Decreto Municipal Nº 20.423, considerando o disposto na Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020; considerando a classificação pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março de 2020 como pandemia do novo Coronavírus (COVID – 19); considerando o Decreto do Estado da Bahia nº 19.626, de 09 de abril de 2020; considerando os Decretos Municipais nº 20.347, de 18 de março de 2020 e nº 20.403, de 01 de abril de 2020; considerando a drástica queda na arrecadação municipal aos cofres próprios e por repasses financeiros (FPM, ISS, ICMS, ITBI, IPVA e outras); considerando que a situação demanda imediata postura para diminuir as despesas, custeios e investimentos, que dispõe sobre a contenção de despesas, proíbe o pagamento de horas extras aos serviços públicos não essenciais, suspensão de contratos em Regime de Direito Administrativo Especial (REDA), pelo prazo de 30 dias, quando serão reativados, novamente, e dá outras providencias.

Confira a íntegra do Decreto Municipal Nº 20.423:

DECRETO Nº 20.423 – EM 15 DE ABRIL DE 2020

Prefeitura de Jequié suspende atendimento público do CRAS do Jequiezinho


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde, informa que, por medidas de segurança e preventivas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jequiezinho estará com o atendimento público suspenso por sete dias, em função da suspeita de contaminação de um servidor por coronavírus. Toda a equipe da unidade já foi colocada em isolamento domiciliar e está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Assistência à Saúde.

Até o atendimento ser normalizado, os usuários dos serviços prestados pelo CRAS do Jequiezinho deverão se dirigir, a partir desta quinta-feira, 16, das 8h às 14h, para:

– CRAS, do bairro Joaquim Romão, localizado na Rua João José Duarte, N° 106, Largo da Feirinha, telefone 3527-2064;

– CRAS do bairro Mandacaru, localizado na Rua Euclides da Cunha, N° 214, telefone 3527-1859.

Quaisquer pessoas que sentirem sintomas do Covid-19 ou que tenham dúvidas sobre a doença, podem ligar para o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866-2779 e (73) 98866-2164.

JEQUIÉ: MP SOLICITA À JUSTIÇA REVOGAÇÃO DE DECRETO QUE AUTORIZA ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS NO MUNICÍPIO


O Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Rafael de Castro Matias e Juliana Rocha Sampaio, solicitaram à Justiça que obrigue o Município de Jequié a revogar o Decreto nº 20.402, de 8 de abril, que autoriza o funcionamento de atividades tidas como não essenciais na cidade. Na Ação Civil Pública (ACP), os promotores pedem que a Justiça determine o fechamento dos estabelecimentos e a suspensão de todas as atividades não essenciais, enquanto persistir a necessidade de medidas restritivas.

A ação pede que a reabertura do comércio seja condicionada à análise da fase epidêmica da pandemia da Covid-19 na região de saúde que compreende o Município, a estudos epidemiológicos e ao implemento de medidas de isolamento social, com atenção aos parâmetros fixados pelo Ministério da Saúde. Por fim, pede o MP que se determine a adoção de medidas efetivas de fiscalização que garantam o cumprimento das normas proibitivas, caso o pedido seja acatado pela Justiça.

Prefeitura de Jequié interdita posto após funcionário atestar positivo para o coronavírus


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, informa que a Unidade de Saúde da Família Sebastião Guedes, no bairro Cachoeirinha, está com o atendimento público suspenso, a partir desta quarta-feira, 15, por tempo ainda indefinido, devido a um caso positivo de coronavírus em uma profissional de saúde lotada nesta unidade. Os usuários que precisarem de assistência médica deverão se dirigir ao Centro de Saúde Júlia Magalhães, no bairro Jequiezinho. A Secretaria de Saúde orienta que, caso algum usuário dos serviços de saúde, da Unidade de Saúde da Cachoeirinha, apresente sintomas gripais, entre em contato com a enfermeira, Daiana Maia, responsável por essa unidade, para notificação e acompanhamento, através do número (73) 98803-4118.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Bebida alcóolica deve ser restringida durante quarentena, afirma OMS

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que os governos deveriam limitar a venda de bebidas alcoólicas durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a entidade, o álcool reduz a imunidade e o consumo excessivo na quarentena pode prejudicar a saúde física e mental. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A seção europeia da OMS também disse que as bebidas não protegem contra a Covid-19. Recentemente, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, recomendou vodka. “Medo e desinformação geraram um mito perigoso de que bebidas com alto teor alcóolico podem matar o coronavírus. Não matam”, afirma o comunicado da OMS.

Ainda de acordo com a entidade, as bebidas, ao reduzirem a imunidade, podem elevar os riscos de doenças em geral. “Por isso, as pessoas devem minimizar o consumo de álcool particularmente durante a pandemia”. A OMS também diz que regulações já existentes, como idade mínima e proibição de publicidade, deveriam ser elevadas e reforçadas durante a pandemia.

Jequié: Autor da morte de homem no Bela Vista, bate de frente com a polícia e tomba


Duas pessoas morreram durante troca de tiros na tarde desta terça-feira (14), em Jequié. Segundo a Polícia Militar, indivíduos trocavam tiros no Alto da Bela Vista, e um deles foi assassinado, Erialdo Souza Gonçalves, 34 anos natural de Jaguaquara. A guarnição da PM foi recebida a bala pelos elementos autores do crime. No confronto com os militares, um dos responsáveis pela morte de Erialdo, o Osmildo Aragão Oliveira foi baleado e socorrido para o Hospital Geral Prado Valadares, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.  Com ele foi encontrado um revólver Cal.38. Os corpos estão no Hospital Geral Prado Valadares e serão encaminhados para o Instituto Médico Legal de Jequié. (Foto: Erialdo)

Mais 2 casos do novo coronavírus foram confirmados hoje à noite, um do Bairro Jequiezinho e outro do Joaquim Romão


Mais dois casos do novo coronavírus foram confirmados no município de Jequié. A informação foi passada pelo Prefeito da cidade, Sérgio Suzart, e pelo Secretário Municipal de Saúde, Vitor Lavinsky, durante uma live no Facebook, agora à noite, nesta terça-feira (14/04). Os casos também foram confirmados pela assessoria da Secretaria Estadual de Saúde e devem ser incluídos no boletim desta quinta-feira(15).
Segundo o Prefeito, no dia 13 de abril a Secretaria de Saúde do Município através do Departamentos de Vigilância Epidemiológica fez a coleta de material de nove pessoas que tinham sintomas que poderiam caracterizar, os sintomas do coronavírus, dessas nove coletas, três resultados chegaram hoje à noite, dos três, dois testaram positivo e um negativo. A prefeitura aguarda o resultado dos outros seis testes.
A reportagem do RTV Brasil entrou em contato com a Ascom/PMJ que emitiu um comunicado informando mais detalhes, leia a seguir:
“A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem a público confirmar a ocorrência de mais dois casos positivos de Covid-19, no município. Na noite desta terça-feira, 14, duas pessoas, profissionais da área de Saúde, de 59 e 48 anos de idade, residentes nos bairros Jequiezinho e Joaquim Romão, que apresentaram sintomas leves da doença e, em função disso, não foram encaminhadas para a internação hospitalar, permanecendo em casa e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Salientando que essas duas pessoas já se encontram em isolamento domiciliar, desde o início dos sintomas.
Os exames foram feitos nesta segunda-feira, 13, e o resultado saíram na noite desta terça-feira, 14.
Os pacientes seguirão recebendo acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Assistência à Saúde.”
Fonte : RTV Brasil – André Bomfim.

Juízes podem assumir prefeituras se eleições 2020 foram adiadas pelo coronavírus


A possibilidade de adiar as eleições deste ano por causa da pandemia de covid-19 no País pode levar juízes ao comando das prefeituras do País. A disputa está marcada para outubro, mas a falta de perspectiva de quando a crise se encerrará preocupa políticos e magistrados, que já discutem cenários para o caso de não ser possível a população ir às urnas neste ano.

Entre as alternativas cogitadas nos bastidores estão postergar as eleições até dezembro, unificá-las com as disputas de 2022 mantendo os atuais prefeitos e vereadores por mais dois anos ou adiá-las sem prorrogar os atuais mandatos. Neste último cenário, a linha sucessória prevê que o juiz responsável pela comarca da cidade assuma a administração local provisoriamente em caso de ausências de prefeito, do vice e do presidente de Câmara Municipal.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), chegou a mencionar a hipótese durante uma palestra, há duas semanas. Mas a manifestação foi vista por aliados apenas como maneira de posicionar-se contra a ideia de prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores.

No meio jurídico, a possibilidade também é vista com ressalva. Isso porque comarcas enfrentam déficit de magistrados e excesso de processos e. "Não vislumbro esse cenário", afirmou a presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Renata Gil de Alcantara Videira.

Vai ter eleição em 2020?

Propostas para alterar a data das eleições por causa do novo coronavírus já foram protocoladas no Congresso. A cúpula do Legislativo, porém, só pretende abrir algum debate a respeito em meados de maio ou junho. Cabe ao Legislativo alterar a Constituição.

"Temos somente duas opções. A melhor é que esteja tudo normal em outubro. A pior é termos que aprendermos a viver dentro da normalidade, descobrir como praticar os atos do calendário eleitoral nessas novas condições", afirmou Henrique Neves, jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contrário ao adiamento.

Ainda que parlamentares promovam uma emenda constitucional, ela deverá ser judicializada porque a alteração ocorreria a menos de um ano até o domingo de votações. Portanto, é possível que o Supremo Tribunal Federal (STF) seja instado a se manifestar.

Enquanto isso, os atuais prefeitos fazem pressão. Preocupados em não serem politicamente afetados na reta final dos mandatos, eles desejam postergar os pleitos - com a prorrogação de seus mandatos - e colocam como contrapartida a chance de redestinar o dinheiro do fundo eleitoral deste ano para ações de contenção. Os R$ 2 bilhões previstos no Orçamento estão reservados para gastos de candidatos como viagens, cabos eleitorais e publicidade.

"A suspensão, neste momento, me parece adequada. Para quando? Teremos que avaliar, mas me parece que em outubro não tem como. Suspendendo, poderíamos usar o dinheiro do Fundo Eleitoral para combater a pandemia", afirmou Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, entidade que representa os prefeitos.

Os políticos mergulhados nas conversas sobre a postergação argumentam que etapas importantes do calendário eleitoral concorrem com uma fase ainda aguda da doença, e ações de assistência social necessárias poderão ser interpretadas como manobras eleitorais. Citam, como exemplo, as convenções partidárias, quando as candidaturas são oficializadas, previstas  para julho e início de agosto.

Além disso, prefeitos reclamam que encerrarão os mandatos em um cenário de queda na arrecadação, por conta dos impactos da redução das atividades econômicas, e de elevação de despesas, acarretada pelas medidas necessárias à contenção do vírus.

"Prefeitos vão ter que tomar medidas, principalmente nas médias e pequenas cidades, onde a epidemia não está ainda com grau muito alto. Fecham comércios e existe uma pressão forte por causa disso. Estou com pena dos gestores municipais, tenho rezado por eles", afirmou Aroldi.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, manifestou-se sobre o assunto na sexta-feira, 3. Prestes a assumir o TSE, defendeu a manutenção do atual calendário, mas admitiu um adiamento no máximo até dezembro.

A atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber, também rejeita qualquer mudança de data por enquanto, mas, por via das dúvidas, criou um grupo de trabalho formado por técnicos da pasta para avaliar, semanalmente, os impactos da crise no calendário eleitoral. A primeira reunião do colegiado está prevista para esta terça-feira, 14.

A Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é contra unificar as datas das eleições. Para o presidente do colegiado, Eduardo Damian, o debate deveria ser restrito a estratégias para viabilizar as convenções partidárias em ambientes virtuais e para oferecer mais segurança aos eleitores, como ampliando horários de votação.

"Os prazos que hoje vigoram podem, mesmo que precariamente, ser cumpridos por meio  dotrabalho remoto. Se, porventura, a situação da pandemia não se controlar daqui a um ou  ois meses discutimos uma solução razoável", disse.

Fonte : RTV Brasil – André Bomfim com informações do P. Estadão.

Dois elementos detidos com drogas na Duque de Caxias


Por volta das 14 horas de segunda feira, uma viatura da Polícia Militar esteve na Rua Duque de Caxias, bairro Joaquim Romão e abordou duas pessoas em atitude suspeita. Com os meliantes de 27 e 17 anos de idade foram encontradas 44 trouxas de maconha, 15 pedras de crack e 02 petecas de cocaína. Os meliantes foram conduzidos a delegacia.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Brasil tem recorde de mortes por covid-19 em um dia e chega a 1.532 óbitos

Não consegue visualizar esse email? Clique aqui
resumo-do-dia
Edição da noite
 
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, usa máscara de proteção antes de entrevista coletiva em Brasília
 
  
Brasil tem recorde de mortes por covid-19 em um dia e chega a 1.532 óbitos
Bruno Aragaki, do UOL

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Brasil contabilizou mais de 200 mortes em um dia em decorrência da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Agora, são 1.532 mortos pela doença, na contagem oficial do ministério da Saúde, que também fala em 25.262 infectados no país.

Mas os números oficiais são inferiores à realidade — o desafio é saber o tamanho desse abismo:

- Os números de mortes divulgados diariamente não trazem, necessariamente, a quantidade de pessoas que deixaram de respirar nas últimas 24 horas. Os dados incorporam mortes ocorridas há dias cujos exames confirmando covid-19 só saíram agora.

- Há ao menos 16 mil exames na fila só em São Paulo, além de problemas na notificação de hospitais privados.

Projeções de dois grupos de pesquisadores no país estimam que o número real de casos pode ser de 12 a 15 vezes o divulgado oficialmente — o que equivaleria a 300 mil infectados pelo novo coronavírus no país.

Terceirizada da Embasa deve demitir trabalhadores em Jequié


Cerca de 50 trabalhadores da empresa Tubomills que presta serviços terceirizados a Embasa em Jequié devem ser demitidos nos próximos dias. Segundo um dos colaboradores o comunicado já foi expedido.

A gerência regional da Embasa informou ao site Marcos Cangussu que alguns serviços não estão sendo realizados, e não serão medidos por 3 meses (abril, maio e junho).

Neste período de baixa eficiência e produtividade, além da não medição dos serviços (pode gerar demissão ou suspensão temporária do contrato; a decisão é da terceirizada). Parte do pessoal era de equipes temporárias, como recuperação de ligações inativas entre outros serviços comerciais. Os temporários representam 68, 5% e seriam desligados independentes do Covid-19.

A Embasa tomou medidas com a equipe própria que atua nos escritórios, 50% do pessoal está home- Office, e outros tiveram férias antecipadas devido o período de baixa produção. A empresa informa ainda que os serviços essenciais estão mantidos.

Planaltino: Prefeitura fecha via de acesso ao município após caso suspeito de Covid-19


A prefeitura de Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, fechou uma das vias de acesso ao município nesta segunda-feira (13), utilizando pedras para interditar a rua. Segundo a prefeitura, a medida visa controlar melhor o acesso de pessoas vindas de outros municípios, facilitando o trabalho da vigilância sanitária no combate ao novo coronavírus.

Câmara aprova projeto de socorro aos estados, mas Guedes quer veto de Bolsonaro

Rodrigo Maia e Paulo Guedes
 
  

Fonte : Eduardo Lucizano, do UOL

Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de socorro aos estados e municípios que perderam arrecadação por causa da pandemia do novo coronavírus. O projeto, que recompõe as perdas por seis meses, segue agora para o Senado, mas versão não agrada o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Aprovado por 431 votos contra 70, o efeito do texto-base nas contas públicas é de R$ 89,6 bilhões, segundo líderes da Câmara. A versão anterior era calculada em R$ 220 bilhões.

Guedes apoiava proposta que previa o repasse entre R$ 30 bilhões e até 40 bilhões para compensar a queda nas receitas dos estados e municípios. Ele e sua equipe defendem que governadores e prefeitos não possam conceder aumentos salariais.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que "a gente precisa ter clareza que o presidente da República vai assinar a proposta". Se aprovado no Congresso, Guedes pedirá ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para usar seu poder de vetar o projeto.

Jequié recebe 700 testes rápidos para testar Covid-19; confira.


Mais de 60 municípios baianos, onde o coronavírus (Covid-19) foi identificado, já receberam testes rápidos.


Por determinação do Ministério da Saúde, os 31 mil testes rápidos adquiridos pelo Governo Federal serão voltados para os trabalhadores das áreas de Segurança Pública e Saúde, bem como para as pessoas que residam no mesmo domicílio dos profissionais e estejam com quadro gripal.​


Segundo o secretário de Saúde de Jequié, Vitor Lavinsky, o município recebeu 700 testes rápidos. No caso dos trabalhadores de Segurança Pública, os testes serão utilizados apenas para se verificar se os profissionais estão curados e possam voltar ao trabalho.


“A lógica que o Ministério da Saúde está utilizando é a de que o profissional da Segurança Pública vai ficar de quarentena e, 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, o teste será aplicado para saber se ele está curado ou não, a fim que de ele possa voltar à atividade sem contaminar ninguém. 

Fonte:Marcos Cangussu.



Rui autoriza retorno do transporte intermunicipal em Jequié, e cidades sem novos registros de Covid-19



Rui autoriza retorno do transporte intermunicipal em Jequié, e cidades sem novos registros de Covid-19

O governador Rui Costa anunciou, na noite desta segunda-feira (13), a retomada do transporte intermunicipal em 14 cidades baianas que estão há 14 dias ou mais sem novos casos de coronavírus. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo, por meio das redes sociais do governador.

A partir desta terça-feira (14), serão retomadas a circulação, saída e chegada de transporte coletivo intermunicipal nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias D’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequié, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. “Essas cidades já podem estabelecer transporte com outras cidades que não tenham caso positivo”, disse Rui.

O decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (14), também acrescenta Abaíra, Camacã, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Itapé, Jaguaquara, Rio do Pires e Serra do Ramalho à lista dos municípios com transporte intermunicipal suspenso. No total, são 68 cidades baianas atingidas pela medida preventiva, que visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas, como forma de combate à disseminação do novo coronavírus.

Durante a transmissão, o governador ainda assinou e encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei para garantir que todos os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação. O Governo do Estado vai investir R$ 44 milhões com recursos próprios na medida, beneficiando cerca de 800 mil alunos.



Região Sudoeste: Famílias recebem ovos de chocolate e cestas básicas da Polícia Militar


Cerca de 250 famílias de diferentes municípios do interior do estado foram beneficiadas, nas últimas 48h, com alimentos e ovos de páscoa doados por unidades da Polícia Militar.

O efetivo da 2ª Companhia, pertencente ao 19° Batalhão da PM, produziu 200 unidades de chocolates caseiros e entregou à garotada que reside em condomínios do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, no bairro de Jequiezinho, em Jequié.

Em Tucano, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas, e Itapicurú, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, em parceria com amigos da tropa, distribuiu cestas básicas para famílias carentes das respectivas cidades.

Na região da Chapada Diamantina, o comando regional da PM, alegrou a Sexta Feira da Paixão de vários moradores do povoado de São José, em Lençóis, ao surpreendê-los com alimentos e materiais de higiene pessoal.

“Usamos, há alguns anos, o lema Corrente do Bem, e, nesse momento, é disso que mais precisamos. Parabenizo todos os policiais militares baianos que estão buscando ajudar os que mais precisam. Fazemos parte da mesma sociedade. Somos irmãos”, declarou o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Mulher descumpre quarentena, morde guarda municipal e é detida; veja vídeo


Twitter

Uma mulher foi presa por descumprir o decreto de isolamento social, que proíbe o uso de parques e praças na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, estado que lidera os casos confirmados de coronavírus no país.

Ao ser abordada e orientada a retornar para a casa, a mulher insistiu em permanecer no local e agressivamente respondeu: "A Constituição está acima de qualquer decreto que for. Esse cirquinho de coronavírus não funciona comigo. Isso foi armado para implantar uma ditadura comunista. Comigo não funciona. Eu sou uma mulher livre". 

 

Além da recusa verbal, a mulher ainda agrediu agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), chegando a morder um deles. Ela acabou algemada e conduzida a delegacia. Durante a ação, reiteradas vezes, a mulher chamava os agentes de "comunista dos infernos. Puxa saco do PT dos comunistas". 

Governo destina R$ 44 milhões para vale-alimentação de estudantes da rede estadual


O governador Rui Costa anunciou que encaminha, ainda nesta segunda-feira (13), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de lei para garantir que todos os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação. O Governo do Estado vai investir R$ 44 milhões com recursos próprios na medida, que vai beneficiar cerca de 800 mil alunos. O governador explicou que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) avalia junto às instituições financeiras a forma de viabilizar que o recurso chegue o mais rápido possível aos estudantes.

”Essa é uma medida para garantir que esses jovens possam reforçar a alimentação em suas famílias neste momento de pandemia do novo coronavírus. Tenho certeza que teremos o empenho da Assembleia Legislativa pela aprovação do projeto. Estamos em diálogo com os bancos para verificar o formato mais rápido de fazer esse dinheiro chegar na mão de cada família”, destacou Rui.

O governador também revelou que, ainda nesta segunda-feira (13), será sancionado o projeto de lei do Governo do Estado que determina que estabelecimentos privados e públicos, em funcionamento, assegurem máscaras para seus funcionários em serviço e fiscalizem o uso do material. O projeto foi aprovado pela Alba no último sábado (11) e abrange todos os estabelecimentos industriais e comerciais. Com a nova lei, o uso deixa de ser opcional e passa a ser obrigatório.

Segundo Rui, o empregador também será responsável por fiscalizar o uso do equipamento pelos funcionários. As penas previstas para quem descumprir a medida são o pagamento de multa e até fechamento do estabelecimento. ”Estamos reforçando o apelo à população para que use máscaras, já que esta pode ser uma forma de conter o avanço do coronavírus. O projeto de lei se soma ao esforço que o Governo do Estado vem fazendo no combate a essa pandemia”, afirmou.

POLICIAL DA SOCO NO ROSTO DE UMA MULHER



*Mulher conta versão dela sobre confusão com PM ocorrida na última sexta-feira*

Na última sexta-feira (10), o BLOGDOBG publicou um vídeo que circulava nas redes sociais e que mostrava uma ação policial. As imagens mostram uma troca de agressões entre e uma mulher e um PM, após uma abordagem feita na Av. Deodoro da Fonseca. A versão publicada foi confirmada pelo policial que estava na ocorrência.
A mulher envolvida no caso, procurou o blog para dar sua versão. Ela se identificou como Luanna e é atriz. Segundo Luanna, foi feita uma “abordagem indevida”, pois “não houve denúncia de agressão”
Luanna também nega ter cuspido no policial. Versão sustentada pelo PM.
De acordo com Luanna, uma amiga grávida que testemunhou o ocorrido teria sido empurrada por filmar a confusão.
Ela enviou uma foto com um dos olhos machucado. Segundo Luanna, fruto da agressão policial, “depois que gritei ele”, afirma.

Na versão estendida do vídeo, enviado por Luanna, é possível ver também o momento em que ela e companheiro foram conduzidos até as viaturas.
O casal já foi liberado. Mas a PM informou ainda no dia do ocorrido que nesta segunda-feira instaura um procedimento para apuração dos fatos.

Fonte :  blog do Bg

Jequié: Contribuintes fazem filas em posto da Receita Federal para regularizar CPF, alguns sem máscara de proteção


Contribuintes chegaram cedo nesta segunda-feira (13/04) ao posto da Receita Federal no Centro da cidade, em Jequié, para regularizar o CPF - a fim de ter acesso ao auxílio emergencial de R$ 600. Em Jequié a fila de pessoas estava em toda extensão do passeio onde está localizada o posto. Muitos idosos estavam sem máscaras, assim como pessoas que não são do grupo de risco, o que é preocupante devido à pandemia do coronavírus.

Processo na internet

Todos que têm direito ao benefício e regularizarem o CPF vão receber o benefício. O que pode ser feito pela internet para evitar aglomerações nas agências da Receita. Antes de procurar no aplicativo da Caixa, confira se digitou corretamente o seu nome, o nome da mãe, data de nascimento. Depois, vá ao site da Receita e confira se a situação do CPF está regular.

Entre os principais problemas para regularizar o CPF, estão a não entrega da declaração de Imposto de Renda, que neste ano poderá ser feita até dia 30 de junho; não ter votado ou não ter justificado a ausência de voto nas ultimas eleições.

A Receita e a Caixa Econômica Federal estão em colaboração para resolver problemas no sistema de atendimento e facilitar os casos mais simples.

RTV Brasil- André Bomfim.

Foto: Agência RTV Brasil / André Bomfim

JOVEM DE 17 ANOS É TRANSFERIDO DE PLANALTINO PARA O HGPV COM SINAIS DA COVID-19, INFORMA PREFEITURA


Um jovem de 17 anos, foi transferido de Planaltino para o Hospital Geral Prado Valadares com sinais e sintomas da Covid-19, na tarde deste domingo (12abril20). O Blog jequieeregiao.com.br teve acesso a informação transmitida pela Secretaria Municipal de Saúde de Planaltino. “O paciente encontra-se na UTI do Prado Valadares com sintomas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) já em tratamento onde será submetida a exames, inclusive a testagem para o COVID-19”, acrescenta a Prefeitura.

Informa ainda que a equipe de saúde que atendeu o paciente já se encontra em isolamento em dependências providenciadas pelo município de Planaltino e a família do paciente recebeu todas as orientações de isolamento. 

Fonte: blog Jequié  e região 

BR 330 entre Jitaúna e Jequié deve ser reaberta nesta segunda-feira


A BR 330 continua fechada no trecho entre Jequié e Jitaúna por causa do deslizamento de barreiras de terras durante o final de semana provocado pelas fortes chuvas.

Três frentes de serviços, DNIT e Prefeitura de Jequié, trabalharam durante o final de semana para remoção da terra, mas por causa da grande quantidade de lama que ficou no asfalto deixando o piso escorregadio a engenharia do DNIT e a Polícia Rodoviária Federal acharam por bem deixar a pista fechada para evitar acidentes.

No domingo os técnicos chegaram a abrir a pista para a passagem de veículos de emergência, como por exemplo ambulâncias, mas permaneceu fechada para os usuários. Na manhã de (13), a frente de serviço retomou os trabalhos e a previsão é que a BR 330 esteja liberada até o meio dia, isso se o tempo colaborar.

Para aqueles que não tem como adiar a viagem, a alternativa tem sido a rodovia beira rio, passando por Itajuru via Aiquara e Palmeirinha.

Fonte : Junior Mascote



Moradores de Itajuru não recebem água tratada em suas residências


Moradores do distrito de Itajuru, em Jequié, continuam sofrendo com água suja saindo das torneiras. Infelizmente não há com quem reclamar, afinal de contas, a população não possui saneamento básico.   A água distribuída é armazenada em uma barragem antiga - muito comum em comunidades rurais - e não possui tratamento adequado para consumo humano.  Todas as vezes que chove na região, os moradores precisam lidar com a água suja saindo das torneiras: turbidez, odor, areia, barro e bagaços acompanham a água que sai por torneiras e chuveiros.  Animais mortos e esgotos a céu aberto também ameaçam a qualidade da água e, consequentemente, a saúde dos moradores.  Infelizmente, boa parte da população é contra a implementação de medidas de tratamento da água, pois, acreditam que o custo será alto para a renda familiar, desconsiderando os riscos à saúde pública.

domingo, 12 de abril de 2020

Dário Meira: Chuva inunda cidade, invade cerca de 500 imóveis e deixa famílias desalojadas


Fortes chuvas, na noite do sábado (10), fizeram o Riacho do Meio transbordar, provocando uma inundação no município baiano de Dario Meira, localizado na região do Médio Rio de Contas. 

De acordo com informações do superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sérgio Luz, a  água invadiu cerca de 500 imóveis e provocou a perda de móveis, eletrodomésticos, colchões, roupas e alimentos dos moradores. 

“Muitas famílias estão desalojadas e desabrigadas, assistência social e defesa civil municipal estão fazendo o levantamento”, informou Paulo Luz, acrescentando que além do apoio do apoio estadual, também está sendo acionada a Defesa Civil Nacional para o envio de ajuda humanitária. 

Diante da situação, ele informou que a prefeitura municipal irá decretar situação de emergência. Segundo o superintendente, o governo estadual está enviando colchões e cestas básicas, enquanto a Secretaria de Infraestrutura da Bahia disponibilizaram máquinas, caçambas e carros pipas para lavar as ruas e residências. 

“O governador Rui Costa está em contato permanentemente com o prefeito de Dario Meira e está determinando essa ajuda dos órgãos estaduais”, afirmou Paulo Luz.

MULHER É ESPANCADA A PAULADA POR VARIOS HOMENS

Um vídeo circula na internet com vários homens batendo em uma mulher a pauladas e ela pedindo uma roupa porquê  está  nua no meio da rua 



Jovem é executado em via pública de Gandu

O município de Gandu, registra o segundo homicídio, em menos de 24h, na tarde deste sábado (11), um jovem de 19 anos foi executado numa via pública no bairro Renovação 1.

Segundo o site SulBahia1, Gabriel Henrique dos Santos, conhecido por ‘VO’, foi assassinado por volta de 16h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas os socorristas nada puderam fazer.

Foto: reprodução SulBahia1

O crime será investigado pela Polícia Civil do município.

O corpo foi encaminhado ao Instituo Médico Legal de Valença.

Na noite anterior outro jovem identificado por Afonso Santana também foi executado no  Loteamento Francisco Teotônio Calheira.




Ataque a tiros deixa morto e feridos na Liberdade, em Salvador

Crime ocorreu na Rua Doutor Mesquita. Feridos estão no Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre estado de saúde.

Um homem morreu e outros quatros ficam feridos após serem baleados no bairro da Liberdade, em Salvador, na sexta-feira (10). A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

Conforme a polícia, o caso ocorreu na Rua Doutor Mesquita, por volta das 23h. Não há detalhes sobre autoria, motivação e circunstâncias.

De acordo com o boletim da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os homens têm entre 17 e 22 anos. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na sexta. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Os outros quatros foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde. O caso será investigado pela Polícia Civil.

coronavírus - Bahia recebe 60 mil testes para coronavírus; carga veio da China

Material será usado no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia

A Bahia recebeu 60 mil novos testes para o dignóstico do novo coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (10). Comprado com recursos do estado, o material será usado no  Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).

Em postagem no Twitter, o governador Rui Costa afirmou um avião buscou a carga em São Paulo para assegurar a chegada dos testes na Bahia. De acordo com a TV Bahia, o material veio da China.


link para baixar status