//ofgogoatan.com/afu.php?zoneid=3226030 JEQUIÉ NOTÍCIAS JN : 2020-04-05

Páginas

sábado, 11 de abril de 2020

Jequié confirma 2º caso de coronavírus; paciente trabalha no Hospital Geral de Ipiaú


A Secretaria de Saúde de Jequié informou agora a pouco que foi registrado o segundo caso de coronavírus no município. Segundo apurou o GIRO, trata-se de uma profissional de saúde que trabalha no Hospital Geral de Ipiaú, mas que reside em Jequié. A secretaria disse que após ter sido diagnosticada com diarreia e sem nenhum outro sintoma da doença, foi realizado o teste rápido e o exame confirmou positivo para Covid-19.

Ainda segundo a secretaria, a paciente não apresenta sintomas que indiquem sua internação hospitalar, permanecendo em casa e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Além da paciente e de algumas pessoas de sua família, profissionais de saúde, que tiveram contato com ela, também foram colocados em monitoramento.

Até a sexta-feira (10), o Hospital Geral de Ipiaú já tinha confirmado 15 casos de profissionais infectados com o novo coronavírus. A unidade hospitalar se tornou o epicentro da covid-19 na microrregião. Dos 11 casos confirmados em Ipiaú, todos são profissionais de saúde, e 10 foram infectados no HGI. Apenas um médico contraiu a doença no Hospital e Clínica São Roque.

Há registros também de profissionais que atuam no Hospital Geral de Ipiaú, mas que residem em cidades como Gandu, Itagibá, Ibirataia, Itajuípe e Itagi, que foram infectados. Além dos funcionários, há casos confirmados também de pacientes nas cidades como Barra do Rocha e Ubatã. A direção do HGI informou na sexta-feira (10) que tem tomado novas medidas para evitar a disseminação do vírus. (Giro Ipiaú)

Feira de Santana: Polícia registra homicídio no bairro Mangabeira

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | DPT

Por volta das volta das 17h25 de quinta-feira (9) Neilson Marinho dos Santos, de 25 anos, foi assassinado a tiros na Avenida Ayrton Senna, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana.

Segundo informações obtidas pela Polícia Militar, os autores do crime estavam em um veículo GM/ Ônix de cor prata e placa não anotada, que se aproximaram da vítima, em via pública, e atiraram. Ainda segundo a Polícia Militar, em consulta ao portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) verificou-se que a vítima possuía passagens por posse de entorpecentes (2015), receptação (2016), e porte ilegal de arma de fogo (2018).

A autoria e o motivo do crime serão investigados pela Delegacia de Homicídios. Neilson Marinho residia na Rua Ibiapina, no bairro Mangabeira.

Mais da metade dos presos em regime domiciliar não estão em casa, diz Polícia Civil de Jequié.


A Polícia Civil desencadeou nas 24 cidades, que compõe a 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior, região de Jequié, a Operação Casulo, com vistas a identificar o descumprimento da decisão judicial que apenados tiveram conversão de suas prisões privativas de liberdade em prisões domiciliares. Entre os dias 07 a 09 de abril, foram verificados que dos 62 criminosos beneficiados, apenas 28 foram encontrados nas residências informadas. Diante desses dados a Polícia Civil formalizará informação ao Poder Judiciário para que promova a regressão do regime prisional, expedindo os mandados de prisão, determinando a prisão privativa de liberdade contra os infratores. Fonte: Polícia Civil.

ESTRADA DE JEQUIÉ PARA JITAUNA ESTA INTERDITADA

A RODOVIA 330 ficou interditada  com um deslizamento de terra,  decorrente das fortes  chuvas na região.


Jacobina: Justiça derruba convocação de professores e servidores da educação para atuarem em barreiras sanitárias


BAHIA

Após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Justiça, através da Vara da Fazenda Pública, considerou inconstitucional a convocação de professores e outros servidores da Educação de Jacobina para atuar nas barreiras sanitárias do município. 

De acordo com o G1, o decreto, publicado pela prefeitura da cidade do norte do estado na segunda-feira (6), foi derrubado na quarta-feira (8). As reivindicações partiram do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

A prefeitura de Jacobina justificou a medida porque não há na cidade um número suficiente de servidores capacitados para atuarem nas barreiras sanitárias. A Justiça, no entanto, suspendeu o decreto por constatar acúmulo de funções e entender que os professores não possuem preparo para atuar na área de saúde.

Dengue teve registro de 150 casos no primeiro trimestre em Jequié


A Secretaria de Saúde de Jequié, confirmou, nesta quarta-feira (8), o registro de 150 casos de dengue no município, nos primeiros três meses deste ano. Os bairros com maior quantidade de casos da doença são Jequiezinho, Joaquim Romão e Espírito Santo (Urbis). De acordo com a pasta,  desde o início do ano que 309 casos de dengue foram notificados, com teste positivo para 150. Há casos confirmados de outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. São duas ocorrências de chikungunya e três do zika vírus. O primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apontou  5,3% de infestação do mosquito transmissor das três doenças.  O índice de criadouros aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 1%. Por isso, Jequié está classificado como alto risco de enfrentar um surto.
Prezados, tai a prova da incompetência desta gestão, tanto na área de saúde como em outras inclusive de infraestrutura se aproveitando do momento de Pandemia, que só pensa em números gigantescos de transferências de recursos,talvez Jequié nunca tenha presenciado situações como esta , falta humanidade com o povo.

A Cura Para O Coronavirus pode sair de Jequié na Bahia

Pesquisadores da UESB estão a procura da cura, e ja afirmam que poderá começar alguns testes no próximo semestre aqui no Brasil


sexta-feira, 10 de abril de 2020

Barreira sanitária monitora chegada de viajantes em Jequié

Barreira sanitária monitora chegada de viajantes em Jequié

A Vigilância Sanitária de Jequié montou uma barreira de fiscalização no km 677 da BR 116, na entrada de Jequié. Os fiscais, acompanhados de uma guarnição da Polícia Militar, estão parando todos os ônibus e vans de passageiros, durante a abordagem é perguntados se tem algum passageiro que vai desembarcar em Jequié, caso tenha, o passageiro é identificado e aferida a temperatura corporal do passageiro para que ele seja monitorado. A fiscalização acontece todos em turnos de 24 horas.

2º Centro de Atendimento Covid-19 vai atender Jequié e região


Começa a funcionar nesta quarta-feira, 8 de abril, o segundo Centro de Atendimento Covid-19 do interior, que vai atender aproximadamente 300 mil habitantes de Jequié e mais 20 municípios da região. Trata-se de um pronto-atendimento instalado no Hospital São Vicente, situado na rua Tiradentes, 55, no centro de Jequié.

Com capacidade para 200 atendimentos por dia, o centro funcionará 24 horas com uma equipe formada por 41 pessoas entre profissionais das áreas de saúde e administração, entre eles enfermeiros, médicos, agentes de higienização, nutricionistas, farmacêuticos e pessoal de almoxarifado.
O Estado contratualizou da rede privada 10 leitos, sendo 2 com respiradores. Os pacientes serão triados de acordo com a sintomatologia apresentada.

Febre, tosse, falta de ar e dor de garganta são alguns dos sintomas prioritários para atendimento. Aqueles que evoluírem para intubação serão regulados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do estado da Bahia para um dos hospitais de referência na capital, após serem estabilizados.

Na região, já foram confirmados, até esta segunda-feira, 16 casos de Covid-19.

Empresário finge que vai ajudar morador de rua e dá tapa na cara do homem



circula nas redes sociais, nesta quinta-feira (9), mostra um empresário fingindo que vai entregar dinheiro a um pedinte na rua, no entanto, na hora de entregar a nota, ele dá um tapa na cara do homem.
Segundo informações, o agressor seria um empresário do ramo madeireiro de Tapaborã (a 478 km de Cuiabá).
Primeiro, o empresário oferece R$ 20 ao morador de rua e começa uma conversa, falando sobre a crise e sobre as pessoas estarem realmente passando fome. O homem responde que sim, que "ninguém está ajudando, porque não está correndo dinheiro".
O empresário, que está em uma camimhonete na companhia de outra pessoa, que dirige, pede que o pedinte chegue mais perto "pra perguntar uma coisa". Neste momento, desfere um tapa na cara do homem: "Quer mais um? Vai trabalhar, vagabundo", disse o agressor.

Covid-19: Movimento negro quer que governo informe dados de gênero e raça de infectados


Em carta enviada ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e todas as secretarias de saúde estaduais, a Coalizão Negra por Direitos solicitou que o poder público informe dados referentes a etnia, raça, gênero, cidade e bairro das pessoas infectadas ou mortas pelo novo coronavírus. 


"Dentre os dados divulgados pelas instâncias governamentais, nos preocupa as ausências de dados com recorte racial e de gênero elaborados pelas autoridades nacionais. Em outros países, dados apontam que a Covid-19 tem sido mais letal para as comunidades negras e pobres", diz trecho do documento assinado por um grupo de 150 entidades do movimento negro e de periferias. Citando o “cenário de alta subnotificação”, o grupo solicitou ainda informações a sobre os casos que têm sido considerados suspeitos. 


“Dentre os dados divulgados pelas instâncias governamentais, nos preocupa as ausências de dados com recorte racial e de gênero elaborados pelas autoridades nacionais. Em outros países dados apontam que o COVID-19 tem sido mais letal para as comunidades negras e pobres”, diz o documento, destacando que  "o pedido se baseia na possibilidade dessa realidade também se concretizar no Brasil, sendo as pessoas negras e periféricas as que menos têm acesso à um sistema digno de saúde", afirma Douglas Belchior, da Uneafro Brasil. A carta completa pode ser acessada online (clique aqui).


ROUBO A MOTORISTA DE APLICARIVO ACABA EM MORTE EM MURIAÉ MINAS GERAIS





*SIPOM /4ªRPM/47ºBPM* 

*MURIAÉ/MG* 

*DATA: 09ABR2020-QUI* 

*EMENTA: ROUBO (LATROCÍNIO)* 

*VÍTIMA: GILMAR CESAR DAHER DA SILVEIRA, 31 ANOS* 

*AUTOR: WEMERSON PAULO DA SILVA ANDRADE, 22 ANOS*

*LOCAL: BR 116 - MURIAÉ / MG* 

A VÍTIMA PMERJ SD GILMAR CESAR DAHER DA SILVEIRA LOTADO NA 1ª UPP / 22º BPM - COMPLEXO DA MARÉ, TRABALHANDO COMO MOTORISTA DO APLICATIVO LIVRE, FOI SOLICITADO PARA UMA CORRIDA DO BAIRRO COLETY PARA A FAMINAS, TENDO NA RODOVIA BR 116, O PASSAGEIRO ANUNCIADO O ROUBO, DE POSSE DE UMA FACA, MOMENTO EM QUE A VÍTIMA SAIU DO VEÍCULO, SENDO ACOMPANHADO PELO AUTOR QUE ENTROU EM LUTA CORPORAL, E AO SE DESVENCILHAR DO AUTOR, EFETUOU 3 DISPAROS DE ARMA DE FOGO CONTRA O MESMO. QUE MESMO BALEADO CONSEGUIU SUBTRAIR O VEÍCULO DO MILITAR. O AUTOR DIRIGIU POR CERCA DE 4 KM, E PRÓXIMO AO CLUBE DOS BANCÁRIOS ABANDONOU O VEÍCULO, CAINDO PRÓXIMO AO MESMO, VINDO A ÓBITO.
AUTOR LIBERADO EM 27/03/2020, DA PENITENCIÁRIA DOUTOR MANOEL MARTINS LISBOA JUNIOR EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19.

*REGISTRO A CARGO DA PRF* 

*FONTE: AA/47º BPM*

Bahia suspende transporte intermunicipal em mais 7 cidades; total chega a 69


O governador da Bahia publicou um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (9), suspendendo a circulação, chegada e saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans em mais sete municípios da Bahia.

A determinação entrará em vigor a partir desta sexta-feira (10) nos municípios de Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim e Serrinha e terá validade até 15 de abril. A medida visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas, como forma de combate à disseminação do novo coronavírus no estado.

Com a inclusão de 7 novas cidades no decreto, a medida preventiva do governador Rui Costa passa a abranger 69 cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité, Utinga, Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama, São Francisco do Conde, Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim e Serrinha.

A circulação e a saída de transportes coletivo em Guanambi estão suspensas desde o dia 23 de março de 2020.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), em algumas cidades sem casos confirmados de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Policiais entregam 250 porções de sopa para população vulnerável em Jequié


Um total de 250 porções de sopa e pães foram entregues para moradores do Conjunto Habitacional Cachoeirinha, na noite de quarta-feira, 8, no município de Jequipé, por equipes da Polícia Militar. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a ação contou com o apoio da população.

A distribuição acolheu famílias em situação de vulnerabilidade social. Itens como legumes, temperos e outros alimentos foram adquiridos com doações dos policiais militares e integrantes da comunidade.

“Desejamos fazer essa partilha ao menos uma vez por semana. Aqueles que desejarem contribuir podem fazer doações na sede da 2ª Companhia ou do 19º BPM”, convidou o tenente-coronel Itamar Gondim Bandeira. Segundo o militar, o projeto tem o objetivo de criar uma rede de solidariedade, dar auxílio ao próximo e atender às necessidades básicas dos mais carentes.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Auxílio emergencial foi pago hoje para 2,5 milhões de pessoas


Cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam hoje (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Na terça-feira (14), será feito o pagamento da primeira parcela para mais 3,5 milhões de pessoas, informou o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, em transmissão ao vivo para anunciar novas medidas relacionadas ao crédito imobiliário.  

Dos 2,5 milhões com o crédito na conta hoje, 2 milhões receberam os recursos na Caixa e cerca de 500 mil no Banco do Brasil.

A Caixa iniciou o pagamento para quem já está inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e tem conta em um dos dois bancos públicos. Os demais trabalhadores têm que se cadastrar no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site Auxílio Caixa e começarão a ser pagos até o dia 14.

Segundo Guimarães, já foram feitos 28 milhões de cadastros na última terça-feira e ontem (8).

O auxílio emergencial será pago a trabalhadores informais de baixa renda, microempreendedores individuais, contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a beneficiários do Bolsa Família. A renda básica emergencial será de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras. Quem está no Bolsa Família não precisa se cadastrar e receberá o auxílio emergencial no mesmo dia do pagamento do programa social, que ocorre entre nos últimos dez dias úteis de cada mês.

Edição: Fernando Fraga

Barra do Choça apresenta maior índice de casos de Coronavírus



De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), Barra do Choça  é apontado como o município de maior incidência de casos de novo Coronavírus por 100 mil habitantes, com o índice de 52,5 a cada 100 mil, de acordo com o último boletim da SESAB. A cidade do Sudoeste baiano, de 5,7 mil habitantes, contabiliza três casos de COVID-19 confirmados até terça-feira (7).

Na sequência, aparecem Itagibá, com 20,58, e Itororó, com 19,63. A quarta e a quinta cidade com maiores índices ficam no Sul do Estado: Ibirataia, com 14,64, e Itajuípe, com 14,64 a cada 100 mil. Uruçuca vem na sexta posição, com 14,62. Seguem Santa Cruz Cabrália, com 14,40 casos a cada 100 mil habitantes, e Prado, no Extremo Sul, com 14,20. O município de Ipiaú, também no Sudoeste, apresenta taxa de 13,08, A décima colocação, com 11,09, se divide entre Ilhéus, no Sul, e Palmeiras, na Chapada Diamantina.

Os menores índices de contaminação são computados, na ordem decrescente, pelas seguintes cidades: Barreiras e Jequié, com 0,64 casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida vêm Simões Filho, com 0,74; Candeias, com 1,15; Vitória da Conquista, com 1,18; Dias D’Ávila, com 1,23; Juazeiro, com 1,38; Campo Formoso, com 1,40; Itamaraju, com 1,55; Catu, com 1,83; e Teixeira de Freitas, com 1,87 casos a cada 100 mil pessoas

Escola pública de Jequié foi arrombada e bandidos levaram a merenda escolar


Uma escola foi arrombada e os bandidos levaram toda a merenda escolar, além de equipamentos. A escola arrombada fica no Assentamento Santa Cruz, zona rural de Jequié. A professora do colégio informou aos policiais militares que os meliantes arrombaram a escola e levaram alimentos, produtos de higiene e um liquidificador da marca Malory. A responsável no momento pela escola foi orientada a registrar queixa na delegacia.

Funcionários da Ramarim em Jequié preocupados com demissões


A Industria de Calçados Ramarim do Nordeste em Jequié não divulgou nenhuma nota, até a manhã de quarta-feira (08.04.)sobre a possibilidade de dispensa de funcionários caso a industria continue parada por mais alguns dias em virtude coronavírus. Chegando a terceira semana sem funcionar a empresa que tem hoje em torno de 2.500 funcionários diretos em regime da CLT, teve que atender as determinações das autoridades do setor de saúde, por ter um número grande de funcionários que trabalham em espaços onde ficam uns próximos aos outros. Um grande problema são as chegadas e saídas dos funcionários da industria formando grandes aglomerações, o que pode facilitar a propagação do vírus. Uma dispensa de funcionários da Industria de Calçados Ramarim neste momento, pode trazer um grande problema para economia do municipio de Jequié, além de criar um situação preocupante no setor social. Resta torcer que esta situação não venha acontecer.

São João de Jequié é cancelado em função do coronavírus


A Prefeitura de Jequié decidiu cancelar os festejos junidos de 2020 em decorrência da Infecção Humana pelo coronavírus (COVID-19). A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (8).

Leia também: Prefeitos de 10 cidades com maiores festas juninas na Bahia determinam cancelamento do São João; veja lista

Através da Secretaria de Cultura e Turismo, a gestão ressaltou "a importância da festa pública de São João para a municipalidade, como fomento à economia, impulsionando os setores do trade turístico, da rede hoteleira e prestadores de bens de consumo e serviços, além do lado afetivo da festa, que reúne as pessoas, as famílias e envolve emocionalmente o povo nordestino, que tem nos festejos juninos a marca de sua identidade cultural".

"A Prefeitura de Jequié lamenta o cancelamento da festa, destacando que a sociedade civil e as autoridades públicas, em todos os níveis, devem somar esforços no sentido de conter o avanço desta pandemia", declarou na nota.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

A Assistência Social de Jequié e a importância de um CadÚnico bem atualizado


Neste inicio do pagamento do Benefício Emergencial as pessoas começaram a prestar mais atenção e valorizar o CADASTRO ÚNICO, ele que é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, utilizadas pelo poder público e atualizado pelas Prefeituras nas Secretarias Municipais de Assistência Social.

São muitos funcionários anônimos que exercem um papel importante na sociedade, criando condições para que as famílias melhorem o seu padrão de vida e vivam com dignidade, além de fomentar a economia local, possibilitando que seus beneficiários recebam transferência de renda. A Assistência Social é uma política pública, ou seja, um direito de todo cidadão que dela necessitar. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituem como apoio aos indivíduos, famílias e para a comunidade no enfrentamento de suas dificuldades. Algo totalmente diferente do velho e arcaico assistencialismo.

Importante à sociedade saber que a Secretaria de Assistência Social de Jequié, por conta da boa atualização do Cadastro Único (81,65%), conhecido como CADÚNICO, nestes últimos quatro anos conseguiu tirar 5.302 famílias da situação de extrema pobreza. Segundo dados de março de 2020, o Programa Bolsa Família em Jequié beneficia 12.446 famílias, em um total de 33.168 beneficiários, que representa 21% da população do município, também são 4.151 pessoas deficientes recebendo o BPC – Beneficio de Prestação Continuada, mais 5.893 pessoas recebendo o BPC dos Idosos e 206 pessoas recebendo a Renda Mensal Vitalícia. Os dois programas beneficiam 28% da população do município.

No fomento da economia local, os números dos programas sociais e do Fundo Municipal da Assistência Social em Jequié são mais significativos. O ano passado o Programa Bolsa Família e o BPC injetaram na economia local R$ 148 milhões, que acrescidos dos repasses do Fundo de Assistência Social no valor de R$ 3,2 milhões, totalizam mais de R$ 151 milhões. Utilizando como critério de comparação, em 2019, a arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA) de ICMS, IPVA, ITD e Taxas Estaduais foi de R$ 114 milhões, que representa apenas 75% do que a Secretaria de Assistência Social de Jequié consegue movimentar fruto da boa atualização do CADÚNICO e dos recursos de programas, gestão e serviços.

JEQUIÉ - Ministério Público faz série de recomendações a Prefeitura de Jequié visando evitar gastos excessivos durante a crise


 Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o estado de calamidade pública em alguns municípios, Jequié aparece nessa lista de cidades de calamidade até dezembro de 2020. O Ministério Público da Bahia preocupado com o afrouxamento de regras fiscais para contratos emergenciais e licitações lançou uma série de recomendações com fundamento no art. 3º da Resolução n. 164/2017 do CNMP, recomendando a Prefeito do Município de Jequié, para que adote as medidas de orientações, são elas:

Formalização de contratos administrativos relacionados às ações preventivas e curativas relacionadas à transmissão e consequências do vírus novel Coronavírus (SARS-co-V2) e do Covid-19, utilize o Sistema de Registro de Preços, quando cabível, inclusive com adesão a Atas de outros entes.

Verificando-se sobre-preço em todas as propostas de contratação apresentadas, desde que sem alternativa outra para o município e tratando-se de bem ou serviço essencial para a prevenção ou erradicação do vírus, avalie a possibilidade de excepcional utilização – sobretudo nas contratações mais urgentes da área de saúde – do instituto da requisição administrativa de bens e serviços, desde que motivadamente, com justa e célere indenização posterior, observados os valores normalmente praticados pelo mercado.

Adotar as medidas fiscalizatórias necessárias à garantia da correta execução contratual, dentre as quais a designação individualizada de gestores e/ou fiscais de contratos.

Promover a ampla publicidade dos procedimentos de dispensa e da execução dos correlatos contratos, notadamente pela imediata disponibilização, em sítio oficial específico na rede mundial de computadores (internet), contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição, nos exatos termos prescritos pelo art. 4º, § 2º, da na Lei n. 13.979, de 06 de fevereiro de 2020.

O Promotor, Rafael Matias, disse que vai acompanhar tudo de perto e solicitou apoio do Observatório Social de Jequié para evitar qualquer tipo de corrupção.

Jequié está entre as 91 cidades baianas que oferecem alto risco de propagar novos casos do COVID-19, diz pesquisa




Um estudo feito por pesquisadores de quatro universidades, dentre elas, duas baianas, a Ufba e Uefs, além da Unicamp e outra do estado de São Paulo, revelou que 91 municípios baianos oferecem risco maior risco de propagação do coronavírus nas próximas semanas.
Além de Salvador, Feira de Santa, Alagoinhas, Barreiras, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista, Jequié, Manoel Vitorino e Boa Nova, também figuram a relação de municípios com potencial elevado de propagação da doença.
A pesquisa levou em conta dados geográficos de cada cidade, considerando, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos como vetores de contaminação e os relacionou àqueles que já apresentam registros do novo coronavírus.
O grupo reuniu dados de 326 municípios e 91 deles implementam a condição integram a faixa de probabilidade acentuada.
O levantamento foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia(Sesab) de modo a abalizar ações de enfrentamento à pandemia, segundo os autores.

Boletim epidemiológico da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, apresenta o levantamento de dados epidemiológicos do município, relativos aos casos notificados e casos confirmados de arboviroses urbanas (dengue, zika e chikungunya), em Jequié, no período de 29 de dezembro de 2019 a 28 de março de 2020.

Os bairros com maiores números de casos foram: Jequiezinho, Joaquim Romão, Espírito Santo (localidade do Conjunto Habitacional Urbis III e IV).

Confira todos os dados:

Casos notificados

– Dengue: 309 casos notificados;
– Chikungunya: 03 casos notificados,
– Zika: 04 casos notificados.

Casos confirmados

– Dengue: 150 casos confirmados;
– Chikungunya: 02 casos,
– Zika: 03 casos confirmados.

O LIRAa (Levantamento de Indice Rápido para Aedes Aegypti) tem como objetivo gerar informações capazes de aumentar a eficácia das ações de controle vetorial. O levantamento gera resultados importantes e informativos sobre densidade larvária e os tipos de criadouros predominantes. O recomendado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%, considerado satisfatório.

O índice de Infestação Predial (porcentagem de imóveis com a presença de Aedes aegypti):

1° LIRAa 2020 – 5,30% (superior a 4% situação de alto risco de surto).

Bairros/localidades com maiores índices: 

• Posto Manoel Antônio: 15,38%
• INOCOP: 14,28%
• Água Branca: 11,40%
• Barro Preto:11,32 %.

Como forma de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti fique atento a algumas dicas:

– Não depositar lixo e entulho nas ruas, praças, terrenos ou nas margens de rios e ribeirões;
– Caixas d’água devem permanecer fechadas e a limpeza das mesmas deve ser regular;
– Calhas devem ser limpas para a água não acumular;
– Pneus devem ser armazenados em locais fechados, cobertos e devem estar sempre secos;
– As vasilhas de água dos animais devem ser lavadas com sabão, pois os ovos dos mosquitos ficam presos nos vasilhames;
– Areias devem ser colocadas nos pratos das plantas;
– Latas de lixo devem permanecer tampadas;
– Coloque areia sobre os cacos de vidro em cima do muro, pois eles são possíveis reservatórios do mosquito;
– Águas de piscinas devem ser constantemente trocadas,
– Garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo ou tampadas.t

JEQUIÉ - Pagamento para efetivos da prefeitura de Jequié ocorre dias 9 e 14 de abril



Segundo informações do secretário de Fazenda de Jequié Verivaldo Santana, na manhã desta quarta-feira 08.abr.2020, o pagamento dos funcionários efetivos da educação terá crédito em conta dos efetivos dia 9.abr.2020, justamento por ser recursos específicos da categoria e demais categorias de efetivos serão pagos dia 14.abr.2020, porque ainda falta chegar nos cofres da prefeitura R$ 3,2 milhões.
Em meio a pandemia do novo coronavírus, os funcionários da Prefeitura Municipal de Jequié, tem que lidar com mais uma situação delicada: o atraso de salários. Ontem foi o quinto dia útil, último prazo previsto em lei para o pagamento e hoje 08.abr.2020, os funcionários ainda não receberam.
A situação que vem sendo recorrente na gestão Sergio da Gameleira, mais uma vez preocupa os servidores, pois com o decreto que estabelece as normas restritivas para a quarentena, impede os funcionários de fazerem manifestações, bem como, o silêncio da gestão em informar aos sindicatos sobre o respectivo pagamento, os funcionários estão trabalhando em meio a situação da pandemia, com a insegurança sobre se vão ou não receber seus proventos
Junte-se a isso o fato de que muitos funcionários relatam também a falta de EPI’s para trabalharem, podendo estar correndo risco de contraírem o coronavírus Covid-19.

Governo anuncia 106 curados do coronavírus e comemora cidades sem novos casos há mais de 10 dias



HOME » NOTÍCIAS » BAHIA » Governo anuncia 106 curados do coronavírus e comemora cidades sem novos casos há mais de 10 dias
 - Atualizado em 07/04/20 às 15h05

Governo anuncia 106 curados do coronavírus e comemora cidades sem novos casos há mais de 10 dias

De 437 infectados pelo coronavírus na Bahia, 106 já foram curados

Foto: Divulgação/SECOM

O Governador Rui Costa e o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciaram, nesta terça-feira (7), que a Bahia já atinge a marca de 106 pessoas curadas do coronavírus.

“Estamos acompanhando todos os pacientes que foram infectados na Bahia. Os que já cumpriram o período de 14 dias e que permanecem assintomáticos, eles estão sendo liberados para retorno às suas atividades habituais e convívio familiar. Já são 106 pessoas”, afirmou Vilas-Boas.

“De um total de 437 casos, temos 106 curados”, disse Rui Costa.

O governador afirmou ainda, que alguns municípios, que já apresentaram infectados por coronavírus, estão há mais de 10 dias sem novos casos.

“Temos cidades que avançam vários dias sem ter casos nenhum. Tiveram caso, mas, por exemplo, Barreiras, já temos 16 dias sem nenhum caso. Canarana, 15 dias sem nenhum caso. Conceição de Jacuípe, 13 dias sem nenhum caso. Conde, 11 dias sem. Jequié, 14 dias. Porto Seguro 11 dias e São Domingos já 12 dias sem nenhum caso”, comemorou Rui.

O governador explicou que, caso esses municípios permaneçam sem novos casos no decorrer da semana, que poderá ter o serviço de transporte restabelecido com outras cidades.

“Então se essas cidades permaneceram até o final desta próxima semana sem nenhum caso acontecendo, vamos restabelecer o transporte dela com outras cidades, porque com mais de 14 dias você não tem mais risco de contaminação. Vão ter o serviço de transporte restabelecido. Se infelizmente aparecerem casos novos, permanecem como estão”, pontuou.

À espera da benção de Rui, Zé Cocá articula apoio do DEM à sua candidatura em Jequié


A pandemia do novo coronavírus esfriou os rumores eleitorais, mas o jogo segue nos bastidores da política. A Câmara Municipal de Jequié não viu muitas mudanças partidárias, exceto a do vereador Ivan do Leite, que deixou o PSB para se filiar ao DEM e buscar o seu 5º mandato. A troca é resultado da articulação do deputado estadual Zé Cocá (PP), que tem conseguido mais apoio do DEM do que da base governista da qual faz parte.

O governador Rui Costa (PT) ainda não se pronunciou sobre o pleito municipal na cidade natal da primeira dama da Bahia, Alice Peixoto, mas a benção pode ser concedida a Hassan Iossef (PDT), atual vice-prefeito e que é cogitado também para integrar a chapa com Zé Cocá.

O deputado pepista já recebeu o apoio declarado do deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), que esteve na cidade no último dia 15 para o evento de lançamento da sua pré-candidatura. O democrata foi o segundo deputado mais votado em 2018 na cidade, atrás somente do veterano Antonio Brito (PSD).

Uma pesquisa publicada no fim de 2019 apontou que Zé Cocá corria com larga vantagem na primeira posição das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecia o secretário de Educação do Município, Roberto Britto (PSB). Em seguida, figurava o próprio Leur Lomanto Jr. (DEM). A boa colocação do deputado federal que agora apoia o pepista pode ser um forte indicativo do seu favoritismo.

Na Câmara, o PSOL vai ter que brigar para recuperar as cadeiras perdidas em 2019. Dois vereadores, Adriano Guião (PDT) e Guina Produções (PV) deixaram o partido e agora vão buscar a reeleição em outro time. 

terça-feira, 7 de abril de 2020

LADRÃO INFARTOU NA HORA DO ASSALTO






JEQUIÉ - Expresso Rio de Contas anuncia retorno do transporte coletivo nesta quinta-feira


A empresa Expresso Rio de Contas informa a todos os usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Jequié, que de acordo com o Decreto Municipal n° 20.354 de 24/03/2020, estará retornando ao funcionamento dos seus serviços no dia 9 de Abril de 2020, próxima quinta-feira.
A Rio de Contas ainda avisa que nesta quarta-feira (8), estará divulgando maiores informações, considerando que serão realizadas adequações de horários. 

Prefeitura de Jequié autoriza reabertura da feira livre com restrições

 Prefeitura de Jequié autoriza reabertura da feira livre com restrições

A Prefeitura de Jequié publicou, no Diário Oficial do município desta terça-feira, dia 7, o Decreto Municipal N.º20.401, que disciplina o funcionamento do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG) e dá outras providências, tendo em vista o disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 e na Portaria MS/GM nº 356 de 11 de março de 2020: considerando a necessidade de abastecimento de alimentos no município de Jequié; considerando o fato de que há necessidade de reabertura gradual do comércio de produtos essenciais dada a inexistência de novos casos no município de Jequié desde o início dos decretos restritivos; considerando as medidas de segurança e de controle de acesso das pessoas no CEAVIG a serem adotas pelo Poder Público. O Decreto Municipal N.º20.401 estabelece, entre outros dispositivos: Art. 1º – Fica determinada a reabertura do CEAVIG, a partir do dia 9 de abril de 2020, por prazo indeterminado, podendo ser revogada a qualquer tempo. Art. 2º – O ingresso de comerciantes e consumidores no CEAVIG estará sujeito ao cumprimento das determinações deste Decreto e será verificado em barreiras instaladas nas entradas do local. I – Não será permitido o ingresso de pessoas maiores de 60 (sessenta) anos; II – Não será permitido o ingresso de mais do que 400 (quatrocentos) consumidores por vez.

Cloroquina vira novo ponto de tensão política na crise do coronavírus

 
  


O uso da cloroquina no tratamento de pessoas infectadas se tornou um dos principais pontos de debate em torno do combate ao novo coronavírus. Apesar de trazer esperança ao tratamento da covid-19, não há evidências conclusivas sobre a eficácia da droga. Estudo da Fiocruz e da Fundação de Medicina Tropical divulgado hoje mostrou que o número de mortes de pacientes tratados com o medicamento equivale à dos que não o utilizaram.

O medicamento é amplamente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, assim, tornou-se rapidamente ponto de disputa política entre seus apoiadores e opositores. E é um dos principais pontos de divergência entre ele e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que recomenda cautela no uso para o tratamento dos pacientes.

Ontem, após a tensa reunião interministerial que quase lhe rendeu a demissão, Mandetta foi levado a uma sala para assinar um decreto a respeito do uso da substância, mas se negou a endossá-lo. Hoje, em entrevista coletiva, voltou a reforçar que a decisão será embasada na ciência e falar que há pouca literatura e riscos envolvidos no uso.

A politização do tratamento envolveu até um dos mais conhecidos infectologistas do país, David Uip, coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus de São Paulo, que evitou dizer se utilizou ou não o medicamento durante o seu tratamento para a covid-19. "Não quero transformar meu caso em modelo para coisa alguma", disse.

Em tempo: nos Estados Unidos, o jornal The New York Times revelou que Donald Trump, um dos mais vocais defensores do tratamento, tem uma pequena participação financeira na Sanofi, uma das maiores fabricantes do medicamento no mundo.

LANÇADO SITE E APLICATIVO PARA RECEBIMENTO DO AUXÍLIO DE ATÉ R$ 1.200,00!


O link do site para o cadastro é  : https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

E o link para baixar o app e: http://www.zeniltonmeira.com/2020/04/link-oficial-ao-auxilio-emergencial.html

UESB lidera projeto de produção de máscaras em Jequié


A Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) comunicou a suspensão preventiva das atividades presenciais de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, nos campi universitários de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, por 72 horas, a contar desta terça-feira (17). A medida preventiva é em função da expansão de casos confirmados de ocorrência de doença relacionada ao novo Coronavírus no Estado da Bahia, classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ficou também determinada a realização de uma reunião emergencial do Conselho Universitário (CONSU) para esta quinta-feira (19), para tratar das condições de funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas da UESB a partir do dia 20 de março, bem como da aplicação dos Decretos Estaduais nº 19.528 e 19.529, de 16 de março de 2020, no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.


Moradores seguem denunciando o transporte irregular de passageiros durante a pandemia da Covid-19


JEQUIÉ – Em meio a pandemia da Covid-19, em que cresce o número de casos confirmados e mortes em todo o Brasil, moradores de Jequié, no interior do Estado da Bahia e em demais cidades da região, seguem denunciando nas redes sociais a entrada de ônibus que realizam o fretamento “irregular de passageiros” vindos da cidade de São Paulo, considerada a cidade com maior número de casos confirmado e mortes pela Covid-19.

Moto roubada em Jequié no final de semana foi encontrada e devolvida ao proprietário

 Moto roubada no final de semana foi encontrada e devolvida ao proprietário

Uma moto roubada durante o final de semana foi recuperada por policiais militares após uma denúncia anônima. Na tarde de segunda feira (06) uma viatura da PM foi até a estrada de acesso ao assentamento São Judas Tadeu, depois do bairro Mandacaru. Ao chegarem na localidade foi localizada a motocicleta Honda CG 160 Fan, cor preta de placa PLS 1C59, esse veículo foi roubado no sábado, dia 04/04/2020. O proprietário foi imediatamente comunicado e compareceu na delegacia para reaver a sua moto.

JEQUIÉ - Em parceria com a PRF Motoclubes de Jequié doam alimentos para caminhoneiros

AÇÃO SOCIAL

Mais uma ação de solidariedade dos motoclubes foi registrada em Jequié, que mesmo antes da quarentena já eram pioneiros em trabalhos sociais. Nesta última ação, PRFs da delegacia 10/3 se fizeram presentes e o trabalho foi ainda mais produtivo, notabilizando-se pelo carinho e união dos envolvidos.


segunda-feira, 6 de abril de 2020

ACIDENTE COM MOTOQUEIRO NA RODOVIA 040 MINAS GERAIS



Um motoqueiro que vinha em alta velocidade 
Aparentimente se perdeu na curva com uma moto
CB1000, e caiu de uma ponte com mas de 30 metros de altura, 
O Corpo ficou boiando no rio 

Equador recebe mil caixas de papelão para enterrar vítimas do coronavírus

Foto: Reprodução / Twitter

Sem estrutura para lidar com a pandemia do novo coronavírus, a cidade de Guayaquil, no Equador, recebeu cerca de mil caixões de papelão para enterrar vítimas da Covid-19.

Na última quinta-feira (2), foram divulgados vídeos de cadáveres estendidos pelas ruas da cidade, pela falta de caixões para abrigar os mortos. As doações dos caixões foi feita pela Associação de Papeleiros equatoriana, segundo o site da revista Época.

Os caixões de papelão não respeitam as normas sanitárias do governo equatoriano para o enterro, mas a prefeitura de Guayaquil afirmou, em seu Twitter oficial, que a alternativa “é uma grande ajuda para proporcionar uma sepultura digna aos mortos”.

Guayaquil é o centro econômico do país, e consequentemente o epicentro da pandemia. Até o momento, foram registrados 2.524 casos no local, que resultaram em 126 mortes. O número representa 69% do total de casos em todo o Equador (3.646), e 70% do número de mortes (180).

Vale lembrar que o país já decretou estado de emergência, bloqueou as fronteiras, fechou as escolas, estabeleceu o home office e limitou o tráfego de veículos para tentar conter a doença.

Fonte : Bahia Notícias



Bahia registra décimo óbito pelo novo coronavírus


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, nesta segunda-feira (6), o décimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado.

De acordo com a Sesab, a paciente era uma mulher de 62 anos, que faleceu na última sexta-feira (3) e cujo resultado laboratorial foi divulgado hoje (6).

Dentre as comorbidades associadas, destaque para hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia não especificada. A paciente era residente de Salvador e foi internada em 25 de março em um hospital público da capital baiana.

Mototaxista cai no golpe da falsa corrida e tem moto roubada

Mototaxista cai no golpe da falsa corrida e tem moto roubada

Um mototaxista caiu no golpe da falsa corrida e foi assaltado, em Jequié. Segundo a vítima, foi solicitado por um homem, na sexta feira a noite, que o levasse até o bairro Mandacaru, chegando na ponte Teodoro Sampaio, o meliante sacou uma arma e realizou assalto levando sua motocicicleta placa NTG 0A40, Honda de cor vermelha. O alerta geral foi passado para todas as viaturas da Polícia Militar, porém não foi encontrada, a vítima orientada registrar na delegacia.

Secretário de Saúde critica população e governo federal.


O Secretário Municipal de Saúde, Vitor Lavinsk em entrevista exclusiva ao jornalista Ari Moura no programa na Jequié FM 89,7 na sexta-feira (03.04.) que foi ao ar das 12 ás 13 horas Ari Moura Comunicando. Disse que: “a população em Jequié não esta colaborando, para os pedidos do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde para ficarem dentro de casa”. O secretário deixou claro que não esta descartada uma epidemia que pode chegar até a mil pessoas atingidas em Jequié. Isso porque as pessoas estão insistindo em sair para as ruas muitas vezes sem necessidade formando aglomerações como foram registrados essa semana na porta dos bancos. Quanto a situação no municipio de Jequié, o secretário disse que está sobre controle, dentro da medida do possível, que as unidades de saúde estão funcionando, mas até agora não recebeu nenhuma ajuda do Governo Federa: “Tem muita propaganda, mas até agora não chegou nada para Jequié”-afirmou o secretário. Ele falou também que recebeu um recurso da Justiça Federal referente a multas que foram pagas pelos ex-prefeito Reinaldo Pinheiro e Tânia Brito que somam mais de R$260 mil reais, e que está prometido por parte do Governo do Estado uma ajuda de R$ 300 mil reais por mês para serem aplicados no combate a coronavírus no municipio. O Governo do Estado deverá requisitar o Hospital São Vicente em Jequié com 40 leitos para serem utilizados se for necessário para pacientes que venham ser infectados com o vírus para o tratamento. O secretário de saúde Vitor Lavinsk fez um apelo a população de Jequié para colaborar ficando dentro de suas casas, isso vai ser muito importante para dar tranquilidade a todos.

Relâmpagos em nuvem ‘solitária’ chama atenção de mutuipenses

Fenômenos no céu deixam populares intrigados.Nos últimos dias, o céu tem surpreendido o mundo com seus encantos, na semana anterior, um barulho vindo do espaço foi registrado em diversos locais do planeta, o fato chamou a atenção e muitas pessoas credenciaram o som, ao prenúncio do Apocalipse

Nos últimos dias, o céu tem surpreendido o mundo com seus encantos, na semana anterior, um barulho vindo do espaço foi registrado em diversos locais do planeta, o fato chamou a atenção e muitas pessoas credenciaram o som, ao prenúncio do Apocalipse


domingo, 5 de abril de 2020

Paciente contraído com o novo coronavírus em Jequié recebe reteste negativo do Covid-19

Em comunicado nas redes sociais e por meio deste Blog, o empresário do ramo gráfico Juvenal Gonçalves Maia informou que o reteste realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jequié deu negativo para o Covid-19. 

Juvenal contraiu o Covid-19 provavelmente em uma viagem a São Paulo, quando retornou no último dia 17 de março de 2020. Teve sintomas e procurou atendimento médico, quando foi diagnosticado com a doença. O empresário chegou de avião pela cidade de Vitória da Conquista. Os sintomas segundo Juvenal foram leves. As autoridades de saúde de Jequié liberou juvenal Maia para atividades normais. 

RECUPERAÇÃO DE VEICULOS ROUBADOS NO CURRAL NOVO


*CPRSO/19º BPM/5° Cia PM*

*RELEASE*


Recuperação de Veículos Roubados


*Local:* Curral Novo.
*Data:* 04abr20. 

Por volta das 20:20hs, a Gavião 8.1839 recebeu informações a cerca de um roubo ocorrido na tarde do dia 04/04/2020, na Rua Felix Batista, bairro Joaquim Romão, e que o veiculo estava sendo escondido no Residencial Beira Rio, bairro Curral Novo. De posse das informações a guarnição PM efetuou rondas em toda localidade, localizando a motocicleta fruto da dencuncia de Roubo juntamente com outra motocicleta abandonada no local. Diante dos fatos os veiculos foram conduzidos e apresentados na Delgacia de Polocia para que fossem tomadas as medidas legais cabiveis sob a ocorrencia de n° 0786/20.
.

*Veículos Recuperados:* 
  
➡ *Honda Biz, de cor Branca, placa policial PLY-1H30.*
➡ *Honda CG 160 Fan, de cor vermelha, placa policial PLL-7D44.*

🚔 *A FORÇA DO SUDOESTE NA CORRENTE DO BEM!!* 🚔

MULHER COMETE SUICÍDIO EM LAGOA E FILHA É ENCONTRADA UM DIA DEPOIS VIVA BOIANDO NA LAGOA É UM MILAGRE

A filha dela de apenas dois anos havia sido resgatada pelo Corpo de Bombeiros às margens da lagoa, pela manhã.


Uma mulher de 32 anos que estava desaparecida desde sexta-feira (3) foi encontrada morta no final da tarde deste sábado (4) na Lagoa da Maraponga, em Fortaleza. Pela manhã, a filha da vítima, de apenas dois anos, foi resgatada com vida por mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
O corpo da mulher foi localizado com a ajuda de um morador da área, que conhecia bem a região. "Eu encontrei ela debaixo de uma árvore do outro lado da lagoa, como eu conheço aqui há muito tempo, eu sempre observei questões como vento e a correnteza. Tudo que colocam lá no outro lado vem parar aqui, e foi assim que eu encontrei e sinalizei para os bombeiros que fizeram a retirada do corpo", disse.
De acordo com familiares, mãe e filha haviam saído de casa na manhã da sexta-feira (3), no Bairro Mondubim e desde então não tinham mais retornado. Segundo a polícia, o sumiço delas foi informado pelo pai da menina e marido da mulher que estava desaparecida.
O veículo da família foi encontrado às margens da lagoa. Agentes do Corpo de Bombeiros fizeram buscas na vegetação do entorno, mas não encontraram nada e acionaram uma equipe de mergulhadores.



Bombeiros resgatam menina de 2 anos na Lagoa da Maraponga, em Fortaleza — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Pela manhã, um morador da região viu a menina próximo à margem e gritou pedindo o socorro dos mergulhadores, que retiraram a criança da água.
Segundo os bombeiros que realizaram o resgate, a menina aparentava estar em estado de choque e disse "obrigado" diversas vezes a eles. Ela foi conduzida a um hospital particular. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.


Motoclubes de Jequié se unem para distribuir mantimentos para os caminhoneiros


Motociclistas que representam os motoclubes de Jequié se uniram em uma corrente do bem para ajudar os caminhoneiros que trafegam pela Rodovia Santos Dumont. Em tempos de coronavírus, os motociclistas se encontraram e saíram em motociata do Posto de Badica para Posto da Polícia Rodoviária Federal, distribuindo lanches aos caminhoneiros e demais motoristas. As doações vão continuar nos próximos dias e cada participante deve ajudar levando alimentos e material de higiene pessoal.

link para baixar status