Blog com noticias de Jequié e região
mas também postaremos noticias de tudo que achamos importantes
siga nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece em jequié e região
Segundo a atualização feita pelo Ministério da Saúde hoje, o Brasil registrou pela primeira vez mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas. Com 271.628 casos e 17.971 mortes oficiais no total, o país se torna o quinto do mundo a contabilizar tantas vítimas fatais em um único dia, após Estados Unidos, França, Reino Unido e China.
Ainda que todos os países citados estejam em momentos distintos no combate à pandemia, a realidade brasileira se aproxima mais do cenário que os Estados Unidos viveram há um mês e meio: os mil mortos em 24 horas são um sinal inequívoco da aceleração da doença.
França, Reino Unido e China, por outro lado, só registraram esta quantidade de óbitos em dias pontuais, nos quais contabilizaram mortes retroativas — a curva de mortes tinha um pico nestes dias.
Já Itália e Espanha, países que juntos somam cerca de 60 mil mortos por covid-19, chegaram perto, mas nunca registraram mais de mil óbitos em um único dia (e hoje já acreditam ter superado o pico de contaminação).
Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostra que os Estados Unidos registraram mais de mil mortos todos os dias por um mês inteiro (entre 4 de abril e 3 de maio). Já são mais de 1,3 milhão de casos oficiais da doença e 80 mil vítimas fatais no país, de longe o mais afetado pela covid-19.
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich já havia admitido no final de abril a possibilidade de o Brasil contabilizar mil óbitos por dia no decorrer da emergência de saúde.
O Brasil é o terceiro com maior número de infectados pela covid-19 no mundo. Segundo a Universidade Johns Hopkins, que apresentam defasagem em relação aos dados do governo brasileiro recém-divulgados, são estes os países mais afetados pela pandemia atualmente:
Estados Unidos: 1.524.107 casos diagnosticados
Rússia: 299.941 casos diagnosticados
Brasil: 265.896 casos diagnosticados
Reino Unido: 250.138 casos diagnosticados
Espanha: 232.037 casos diagnosticados
Itália: 226.699 casos diagnosticados
França: 180.933 casos diagnosticados
Alemanha: 177.778 casos diagnosticados
Turquia: 151.615 casos diagnosticados
Irã: 124.603 casos diagnosticados
Mortes são registradas com atraso
Por conta da fila de testes, há atrasos na contagem feita pelo Ministério da Saúde, e um óbito pode levar até dois meses para entrar na conta oficial. O UOL já identificou atrasos de até 51 dias para a oficialização de mortes.
"Nós temos certeza de que há subnotificação de casos e mortes, mas ainda vamos demorar a saber o grau disso", explica Eliseu Waldman, infectologista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
O mais provável, diz ele, é que só seja possível estimar a subnotificação de mortes por covid-19 depois da pandemia, uma vez que os cientistas souberem a letalidade aproximada da doença e o SIM estiver "em dia" quanto à doença.
"O sistema é confiável, cobre todo o Brasil e está em um padrão internacional de excelência, mas, como em outros países, também tem a dificuldade de ser lento. Demora mais tempo para ter dados atualizados, ainda mais neste momento de pandemia, em que há inclusive sobrecarga neste sistema", afirma.
Brasil tem subnotificação de casos e mortes
Além do atraso, a subnotificação também faz com que as mortes oficiais, confirmadas pelo Ministério da Saúde, estejam abaixo do total real de óbitos por covid-19. O principal problema é a baixa quantidade de testes para diagnóstico da doença.
O Governo Federal não informa quantos testes de covid-19 foram feitos nesta pandemia. Só há dados oficiais para exames de vírus respiratórios no geral (não especificamente para o novo coronavírus); e destes foram realizados 350 mil. Desta forma, a taxa de testes do Brasil é de 1,65 por mil habitantes.
Para efeito de comparação, a taxa brasileira de testes gerais é menor do que a taxa de testes específicos de covid-19 nos países mais atingidos pela doença. Entre aqueles que já registraram mil mortes em um dia, os Estados Unidos têm taxa de 28,2 por mil habitantes; o Reino Unido, 21,5 testes por mil pessoas; e a França, 12,7 — a exemplo do Brasil, a China não divulga seus dados. Os números são do site "ourworldindata", que os compila com base nas informações oficiais dos próprios países.
Quinta cidade mais afetada proporcionalmente pelo novo coronavírus, a cidade de Jequié também irá adotar o toque de recolher como medida de restrição de circulação. A notícia, mais uma ação de combate à proliferação da Covid-19, foi dada nesta noite (13) pelo governador Rui Costa durante uma live nas redes sociais.
Segundo o governador, a medida valerá a partir de amanhã (14). Assim como foi aplicado na cidade de Itabuna, entre as 20h e 5h, apenas farmácias poderão permanecer em funcionamento.
“Vamos tomar essa medida e se não ajustar vamos aumentar o tempo de restrição. Puxar para as 18h e assim por diante. Precisamos de medidas rígidas para conter a taxa de crescimento. Estamos passando pelo período mais difícil no Brasil”, disse Rui.
Durante a live o governador comentou ainda a preocupação que tem crescido em relação às taxas de crescimento na cidade de Lauro de Freitas. Em sua fala, deu a entender que, caso não reduza a incidência, a cidade poderá ser a próxima a adotar a restrição do toque de recolher. Proporcionalmente, Lauro de Freitas é a sexta cidade mais afetada pela Covid-19 na Bahia.
O município de Ipiaú chegou a marca de 99 casos confirmados de covid-19. De acordo com a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Saúde, na tarde desta terça-feira (05) foram confirmados mais 46 casos do novo coronavírus. Conforme o boletim, destes, 06 são adultos jovens, 03 detectados por exames na Clínica São Roque e 03 por testes rápidos feitos pela equipe epidemiológica do município.
Os demais 40, foram constatados na Instituição privada Fundação de Amparo a Velhice Casa de Dona Deraldina, conhecida como “Abrigo dos Idosos”. 34 são idosos e 6 colaboradores da instituição. Na semana passada foram realizados 91 testes no abrigo, dos quais foram obtidos o resultado de 54, sendo 14 negativados e 40 positivos para o novo corona vírus. O restante dos exames devem ser divulgados ainda essa semana.
O local no último final de semana passou por desinfecção realizada por equipes da vigilância sanitária com o apoio do Corpo de Bombeiros. A prefeitura informou que havia protocolado o ofício nº 076/2020, no dia 19 de março, através do qual indicou todas as medidas de prevenção a serem adotadas no local com a finalidade de preservar a saúde dos residentes e trabalhadores da instituição.
Na tarde desta terça-feira 05, a prefeitura notificou a fundação, solicitando o isolamento de todos os idosos e a remoção imediata daqueles que testaram negativo para evitar a disseminação do contágio. Até esta terça-feira, Ipiaú registra um total de 346 casos suspeitos para COVID-19, sendo 99 casos confirmados, 119 casos descartados, 15 pessoas curadas, 74 casos em fase de investigação, 493 pessoas em quarentena e 02 óbitos. Em 24 horas houve aumento do número de casos de 46,5%. (Giro Ipiaú)
As agências da Caixa Econômica Federal estão tendo aglomerações de pessoas em busca de atendimento e informação sobre a liberação e saque do auxílio emergencial em todo o país. Em Jequié, a fila em frente a Caixa Econômica começou no início da noite deste domingo(03/05) já dobrando para a Rua Silva Jardim.
A Prefeitura de Jequié, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), realizará mudanças no trânsito no entorno da Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade, a Rua Silva Jardim e a Rua Colombo de Novaes, as ruas deverão ser interditadas nesta segunda-feira(04/05) com o objetivo de utilizar o espaço dessas vias para que seja feito o ordenamento das filas, conforme mostrou a reportagem do RTV Brasil nesta matéria. A Guarda Municipal acompanha a organização da fila.
Um avião de salvamento (salvaero) transferiu, uma paciente de Jequié para Salvador em estado grave. A mulher de 54 anos é moradora de Jequié e funcionária de uma unidade de saúde e estava internada na UTI do HGPV.
A servidora de saúde do município foi internada na Clínica São Vicente no dia 27 de abril e no dia seguinte encaminhada para o Hospital Geral Prado Valadares com suspeita de coronavírus. Ela foi entubada ontem e na manhã desta quinta-feira (30), encaminhada para o Hospital Couto Maia.
Homem é preso em carro roubado, depois de perseguição na BR 116
Foto: PRF
Terrazza PanorâmicA Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e recuperou um carro roubado nesta quarta (29), em Mandirituba (PR). Após perseguição, bandido perdeu o controle do carro e capotou. Dentro do carro, os policiais encontraram uma pistola e vários pertences de uma família vítima de assaltantes.
Por volta das 10 horas, agentes da PRF visualizaram um VW Fox em alta velocidade na BR-116. Após cerca de sete quilômetros de perseguição, o condutor perdeu o controle, enquanto fazia o retorno em uma trincheira, colidiu num barranco e capotou o carro. Os policiais detiveram o homem, de 23 anos.
Em buscas pelo carro, foi encontrada uma pistola calibre 380, com quatro munições. O carro havia sido roubado por volta das 9 horas, em Curitiba, durante um assalto a uma residência. Os assaltantes mantiveram a família refém durante a ação e levaram quatro televisores, dois celulares, um aparelho de microondas e o carro da família. Foram recuperadas três TVs, um celular e o microondas, além do carro da família. O outro assaltante não estava no carro.
O assaltante foi levado para atendimento médico em razão do acidente e será apresentado na Polícia Civil, para o registro dos crimes cometidos.
Desde o início da quarentena 54 assassinatos foram registrados na cidade.
Neste período de quarentena, iniciado no dia 21 de março em Feira de Santana para controle da disseminação da Covid-19, foram registrados 54 assassinatos no município, até ontem (28). O número é maior que no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 36 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), ou seja, homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
O vereador Soldado Gilvan classificou como irresponsável as ações do Prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, por causa dos constantes atrasos salariais, quer seja efetivos, cargos ou terceirizados. Gilvan pediu intervenção do Poder Judiciário, do Ministério Público, para apoiar e buscar soluções para esses trabalhadores, junto à Prefeitura Municipal de Jequié. “Não existe justificativa para isso, haja vista que nos meses de janeiro, fevereiro e Março a arrecadação se aproximou dos 30 milhões”, disparou o edil. O prefeito alegou que o problema era a Folha do magistério, cortou a Regência dos professores municipais e nunca se pagou em dias após esse corte. Por conta dos cargos em comissão terem vínculo com o RAIS e RPPS, não podem dar entrada no auxílio emergencial do governo federal. Com todas as turbulências que estão passando, continuam trabalhando, cumprindo horários e expostos a todos os riscos de contaminação. Fonte: ASCOM Vereador Soldado Gilvan.
A Polícia Civil de Jequié prendeu nesta terça-feira (28), durante operação “Pântano”, quatro pessoas envolvidas com tráfico de drogas e pertencentes à organização criminosa e que mantinha ligação com Matheus Shrek, morto recentemente ao tentar evadir da UED do presídio de Salvador. Os criminosos utilizavam modalidade Delivery para fornecimento de drogas a usuários.
Nesta terça-feira, Brasil somou 5.017 mortes por covid-19, segundo os números oficiais, e superou o total de mortos da China, país de origem da pandemia de coronavírus.
“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?”, diz Bolsonaro sobre mortes por coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro perguntou a uma repórter, na portaria do Palácio da Alvorada, o que quer que ele faça em relação às mortes por coronavírus no Brasil, que nesta terça-feira (29) superaram as da China, país de origem da pandemia.
Nesta terça-feira, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de mortes confirmadas por covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, ultrapassou a marca dos 5 mil, chegando a 5.017. Na China, são 4.643.
Durante a entrevista, uma jornalista disse ao presidente: “A gente ultrapassou o número de mortos da China por covid-19”. O presidente, então, afirmou:
“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", disse, em referência ao próprio sobrenome.
Momentos depois, na mesma entrevista, Bolsonaro disse se solidarizar com as famílias das vítimas. “Lamento a situação que nós atravessamos com o vírus. Nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos, que a grande parte eram pessoas idosas”, disse.
“Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás”, disse o presidente.
Brasil supera China no número oficial de mortos pelo coronavírus
Questionado se conversaria com o ministro da Saúde, Nelson Teich, sobre a flexibilização do distanciamento social, Bolsonaro afirmou que não dá parecer e não obriga ministro a fazer nada.
O presidente também disse que ninguém nunca negou que a covid-19 causaria mortes no Brasil e que 70% da população será infectada.
“As mortes de hoje, a princípio, essas pessoas foram infectadas há duas semanas. É o que eu digo para vocês: o vírus vai atingir 70% da população. Infelizmente é a realidade. Mortes vão (sic) haver. Ninguém nunca negou que haveria mortes”, disse.
Bolsonaro disse ter o direito de não mostrar os resultados dos testes.
“Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza. Eu não tive [a doença], pô. E não minto [...]. Da minha parte, não tem problema mostrar. Mas, agora, eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar”, afirmou.
O presidente teria recebido indicação positiva do STF, mas depende de qual ministro receber a relatoria, que deve ser sorteada. Ministros ouvidos pela reportagem dizem que não há impedimento legal.
Irritado com perguntas sobre a proximidade de Ramagem com seu filho, Bolsonaro respondeu uma seguidora nas redes sociais. "E daí? Antes de conhecer meus filhos eu conheci o Ramagem. Por isso, deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?".
Além de Ramagem, Bolsonaro avisou que nomeará outro amigo da família para o lugar de Sergio Moro no Ministério da Justiça. Trata-se de Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Se confirmadas as nomeações, Ramagem ficará subordinado a Oliveira.
Um homem morreu em confronto com Policiais Militares do 19º Batalhão de Jequié. O enfrentamento aconteceu às 16h, deste sábado (25), durante operação Ronda Rural no Povoado Rio Preto do Costa. O indivíduo ao perceber a presença da guarnição reagiu atirando contra os militares. Na troca de tiros, Cleberson Francisco Vieira, 26 anos foi alvejado e socorrido para o Hospital Geral Prado Valadares onde evoluiu a óbito. Um revólver calibre 32 utilizado pelo criminoso foi apreendido. Cleberson é acusado de ter invadido uma propriedade e roubado duas roçadeiras, dinheiro, além de espancar e deixar o idoso amarrado numa cadeira. Fonte: ASCOM – 19° BPM
Um ônibus fretado com passageiros que fazia rota Jequie/São Paulo/Jequié foi apreendido pela Cipe Central às 10h30 deste sábado (25). Foi lavrado procedimento de descumprimento do decreto 19.586 de 27/03/2020 de isolamento social que suspende até o dia 03 de maio 2020; a circulação, entrada e saída de qualquer transporte coletivo público e privado intermunicipal bem como interestadual, nos municípios que possuem casos confirmados do COVID-19.
A patrulha rural conseguiu interceptar o veículo na BR 116, sentido o município de Manoel Vitorino. No ônibus encontrava-se um dos proprietários, bem como o motorista e mais 20 (vinte) passageiros, sendo 18 (dezoito) passageiros com destino a cidade de São Paulo e 02 (dois) passageiros de carona até a cidade de Manoel Vitorino.
O Motorista e o proprietário foram conduzidos à delegacia territorial de Jequié pela prática do crime tipificado no artigo 268 do código penal, ou seja, infringir determinação do poder público que se destina a impedir propagação de doenças contagiosas.
Região – Na maior crise econômica dos últimos 30 anos, o setor calçadista acusou o baque e os trabalhadores sentem na pele. Nas unidades da Calçados Beira Rio (Igrejinha, Sapiranga, Novo Hamburgo, Osório, Teutônia, entre outras filiais), foram demitidos mais de 1.500 colaboradores no total. O Sindicato dos Sapateiros e a Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul não souberam precisar quantos operários foram desligados, pois muitas das rescisões não passam pelas entidades. Mas a estimativa é próxima de 200 colaboradores, em Sapiranga, que perderam emprego.
Em Igrejinha, foram 150 colaboradores. Na primeira onda de demissão foram 60, ainda em março. Além de perder o trabalho, a Calçados Beira Rio tentou reduzir o impacto financeira das demissões, conforme explica o advogado da Federação Democrática, Henrique Schneider: “Uma Medida Provisória do Governo Federal equiparou a pandemia de Coronavírus ao motivo de força maior, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Acontece, que a Beira Rio previu pagar apenas metade das verbas rescisórias aos trabalhadores com base no artigo 502 da CLT. Porém, isso é errado e entramos em ação”, citou.
Medidas adotadas pela Federação dos Sapateiros
Henrique Schneider explicou que uma empresa só pode pagar a metade das verbas rescisórias aos trabalhadores quando ocorre o encerramento ou extinção das atividades da empresa/unidade: “E, como sabemos, não é o caso das filiais da Calçado Beira Rio que demitiram em massa”, contextualizou Schneider.
O advogado explicou ainda que percebendo a ilegalidade, a Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, entrou com uma Ação Emergencial, na 2ª Vara do Trabalho de Sapiranga, para garantir o pagamento correto aos trabalhadores das unidades da Beira Rio: “Pedimos a suspensão das rescisões e a modificação para que fosse inserido que as demissões ocorreram sem justa causa, com pagamento integral aos trabalhadores, possibilitando o encaminhamento do Seguro-Desemprego sem impedimentos. Foi uma vitória dos trabalhadores”, definiu Henrique.
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais, vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde e das estratégias de enfrentamento ao Covid-19, reafirmando a importância de todas as medidas preventivas que já vêm sendo executadas, no âmbito do município.
Estes são os dados atualizados, até às 19h, desta sexta-feira, 24, que apresentou mais um caso positivo para Covid-19, ampliando o número de contaminados confirmados na cidade:
- 32 casos confirmados (pessoas que testaram positivo para Covid-19), destes, 3 casos foram recuperados;
- 241 casos suspeitos (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal e foram notificados para Covid-19);
- 118 casos descartados (pessoas que testaram negativo para Covid-19;
- 34 casos aguardando resultado (pessoas que realizaram o exame e aguardam o resultado);
- 57 casos aguardando coleta (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal, foram notificadas para Covid-19, e aguardam coleta);
- 485 casos em quarentena (pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios/contatos com casos suspeitos e confirmados de covid-19/casos confirmados de covid-19).
A pessoa que tiver dúvida sobre a doença ou apresentar os sintomas do coronavírus, devem acionar o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866 2779 ou (73) 98866 2164.
A relação entre servidores efetivos, inativos, temporários e terceirizados que prestam serviços à Prefeitura de Jequié, permanece distanciada mês a mês. Um dos pivôs da situação tem sido a não quitação dos salários até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado. A explicação repetida pelo secretário da Fazenda, Verivaldo Santana, para justificar uma situação que se arrasta em quase todo curso da gestão, é do município não conseguir formar um fluxo de receita, em especial com as cotas do FPM e ICMs, suficiente para pagar as folhas de pessoal, antes do 10º dia do mês. Nesse mês de abril foram quitados os salários da folha de efetivos da Educação e Saúde, fora do que estabelece a legislação de trabalho. Aposentados e pensionistas receberam nesse início de semana.
As queixas em relação a quitação dos salários de março acentuam-se no momento entre os trabalhadores temporários via REDA que foram demitidos e retirados da folha de abril, com a justificativa das escolas estarem com as aulas suspensas. Os temporários reclamam de terem sido retirados da folha de abril, ainda sem o recebimento do salário de março e da segunda parcela do 13º salário de 2020 (percentual médio de 60%), além dos dias trabalhados de abril. A perspectiva do setor de finanças municipal, é de que esse pessoal receba os salários de março até o próximo dia 30, juntamente com um mês devido ao grupo de estagiários e parte dos que ocupam cargos comissionados. Sem nenhuma previsão otimista e com a alegada queda de receitas em face ao impacto do novo coronavírus, a tendência é que essa instabilidade na quitação da folha de pessoal perdure pelos próximos meses ampliando ainda mais o distanciamento da gestão com os funcionários municipais.
A Câmara de Vereadores de Jequié, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira (23), aprovou Projeto de Lei Nº 006/2020 de autoria do Executivo, com a apresentação de uma emenda aditiva, apresentada pela Câmara, em que fica terminantemente proibida a alocação da verba de R$ 1.6 milhão anteriormente aprovada com a rubrica de crédito adicional especial ao orçamento do exercício 2020, para a conta 00 (zero zero) que possibilita a utilização livre por parte da Prefeitura. O Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo solicita da Câmara autorização para o prefeito alterar a Lei nº 2127 de 17 de abril de 2020, que autoriza abrir Crédito Adicional Especial ao Orçamento 2020 para atender as ações emergenciais de combate ao coronavírus.
Secretário Vitor Lavisnky faz blitz no comércio de Jequié. (Imagem: Souza Andrade)
Quem está em isolamento domiciliar, com suspeita de contágio por coronavírus, por exames, deve permanecer em casa, sem manter contatos externos. O alerta é do secretário de Saúde do município de Jequié. Vitor Lavinsky cita que, quando o atendimento é feito pela equipe de saúde, o paciente assina um Termo de Responsabilidade em que se compromete obedecer às determinações impostas pelas autoridades de saúde.
Em Jequié, segundo o secretário, a Prefeitura tem recebido queixas relacionadas a pessoas que continuam circulando livremente pelas ruas mesmo com o monitorado por parte da Prefeitura. Lavinsky espera contar a colaboração dos suspeitos até porque, tal prática é caracterizada como crime contra a saúde pública. “Identificamos alguns casos e fizemos o devido encaminhamento para abertura de inquérito junto a Polícia Civil”, comenta em diálogo levado ao ar na Jequié FM 89,7 na manhã desta sexta-feira (24abril20).
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais e estaduais, vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde relativo às estratégias de enfrentamento do Covid-19, reafirmando a importância de todas as medidas preventivas que já vêm sendo executadas, no âmbito do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Jequié ainda não tem contaminação comunitária do vírus e as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Assistência à Saúde vêm mapeando todas as ocorrências. Pelo terceiro dia consecutivo, o Boletim Epidemiológico do Coronavírus, em Jequié, apresenta aumento de novos casos positivos. Os dados atualizados, até às 19h, desta quinta-feira, 23, trouxeram mais quatro novos casos de pessoas que testaram positivo para Covid-19, ampliando o número de contaminados confirmados na cidade:
- 31 caso confirmados (pessoas que testaram positivo para Covid-19), destes, 3 casos foram recuperados;
- 182 casos suspeitos (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal e foram notificados para Covid-19);
- 95 casos descartados (pessoas que testaram negativo para Covid-19;
- 6 casos aguardando resultado (pessoas que realizaram o exame e aguardam o resultado);
- 50 casos aguardando coleta (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal, foram notificadas para Covid-19, e aguardam coleta);
- 423 casos em quarentena (pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios/contatos com casos suspeitos e confirmados de covid-19/casos confirmados de covid-19).
A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas, sobretudo ao público jovem, que evitem aglomerações, mesmo entre amigos e conhecidos que, nos últimos dias, têm se reunido nas próprias residências para acompanhar a transmissão de shows via internet. Esse tipo de encontro também é um canal de disseminação do vírus entre a população, por conta da existência de casos assintomáticos da doença.
A pessoa que tiver dúvida sobre a doença ou apresentar os sintomas do coronavírus, devem acionar o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866 2779 ou (73) 98866 2164.
A Prefeitura de Itagibá através da Secretaria Municipal de Saúde, alegou que o Hospital Geral Prado Valadares, teria se recusado a receber uma paciente com resultado positivo para o coronavírus. O teste feito pelo ( Laboratório Central de Saúde Pública), em Salvador, foi confirmado nesta quarta feira (22). As informações são do site Ipiaú Online.
Segundo a publicação, a paciente é uma mulher, de 57 anos, moradora da sede de Itagibá, que deu entrada no CEMED – Centro de Especialidades Medicas, no domingo (19), com sintomas de Covid-19, onde foi feita a coleta do material e enviado para exames.
O Hospital Geral de Ipiaú, foi o primeiro a negar atendimento ato que foi repetido em Jequié, obrigando a paciente a voltar para sua residência onde encotra-se em isolamento social, sendo acompanhada pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município.
Ainda conforme a secretaria de saúde de Itagibá, todas as pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas.
O governador Rui Costa (PT) se reuniu, por videoconferência, no fim da tarde desta quarta-feira (22), com prefeitos de 12 cidades baianas para discutir atualizações relacionadas às medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus na Bahia. O debate sobre as ações levou em consideração o cenário encontrado em cada um dos municípios e nos territórios nos quais estão inseridos - Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul.
Participaram do diálogo os prefeitos de Aiquara, Barra do Rocha, Cravolândia, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itabibá, Jaguaquara, Jequié e Ubatã. Os gestores municipais citou as ações que estão sendo executadas e as dificuldades que vêm se apresentando ao longo da batalha contra a doença.
Durante a reunião foram discutidos temas como a utilização de máscaras, a aquisição de outros equipamentos de proteção individual, a abertura total ou parcial do comércio, pedidos de testes rápidos e a utilização de estruturas geridas pelas prefeituras como centros de triagem ou unidades regionais de referência para o tratamento de casos graves no interior. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a subsecretária da pasta, Tereza Paim, e o secretário-executivo do Consórcio do Nordeste, Carlos Gabas, também participaram da videoconferência.
Trecho entre Jitaúna e Jequié tem ocorrido deslizamentos.
A Polícia Rodoviária Federal emitiu uma nota no final da tarde dessa terça-feira (21), orientando os condutores para terem atenção redobrada no trecho da BR-330, entre Jitaúna e Jequié, localidade que tem registrado incidências de deslizamentos de encostas e quedas de árvores nos últimos dias. A PRF também aconselhou que os condutores utilizem a rodovia à noite “apenas em casos emergenciais, que não podem ser protelados”. O tráfego no trecho da BR-330 está liberado, mas devido a alta probabilidade de chuva nos próximos dias, há riscos de novos deslizamentos.
Uma piscina existente em área de lazer de uma residência na Rua Medeiros Neto (transversal da Avenida Rio Branco) no centro da cidade de Jequié, está levando preocupação aos moradores da circunvizinhança, diante da possibilidade de proliferação do aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, Afirma a moradora que enviou a foto e informações ao Blog Jequié Repórter, relatando que a situação é de conhecimento de agentes de combate às endemias que estiveram no local, que não puderam adentrar no imóvel por estar fechado, fato levado ao conhecimento do secretário municipal da Saúde Victor Lawinsky. Ainda de acordo com a vizinha, a piscina foi esvaziada pela proprietária que está em viagem. Contudo com as últimas chuvas na cidade, água foi acumulada na piscina elevando o risco da formação do criadouro do mosquito.